• Carregando...
Vídeo | RPC TV
Vídeo| Foto: RPC TV

Dirigir em dia de chuva nem sempre é uma tarefa agradável. Além do congestionamento, comum em grandes centros urbanos durante dias chuvosos, alguns motoristas descuidados ainda têm que enfrentar a falta de visibilidade causada pela ineficiência do limpador de pára-brisa, que muitas vezes é deixado de lado nas revisões do veículo. Para evitar esse tipo de problema, o motorista precisa tomar alguns cuidados com as palhetas do equipamento, que estão sujeitas à ação do tempo e podem deteriorar caso não recebam a atenção adequada.

Vale lembrar que as palhetas são o conjunto formado pelo suporte de metal e pela tira de borracha do limpador, que fica em contato com o vidro. Por estarem do lado de fora do veículo, as palhetas podem ressecar, entortar ou apresentar rachaduras e rasgos com o passar do tempo. Esses defeitos impedem a limpeza adequada do pára-brisa e podem até mesmo danificá-lo.

Os donos de veículos devem verificar se o pára-brisa apresenta riscos, faixas, ruído ou trepidação. Segundo Paulo Souza, gerente de assistência técnica da Bosch, empresa fabricante do componente, esses podem ser sinais de que está na hora de trocar as palhetas. "Se a borracha está ressecada, ela deixa marcas e falhas no pára-brisa, porque não há uma limpeza homogênea". Souza recomenda que a troca das palhetas seja feita ao menos uma vez por ano. Um par de palhetas dianteiras originais custa de R$ 20 a R$ 40 em estabelecimentos de Curitiba.

Os cuidados são extensivos às palhetas traseiras e também ao motor do limpador, outro ponto importante a ser observado. É recomendável também verificar se o esguichador está bem posicionado e conferir as condições do braço limpador.

As mangueiras que levam a água do reservatório até o bocal do esguicho também devem receber cuidados. Por estarem próximas ao motor, essas mangueiras sofrem a ação do calor e podem se deteriorar. Elas devem ser revisadas uma vez ao ano, de preferência junto à revisão das palhetas.

Os motoristas mais cuidadosos podem também utilizar líquidos do tipo "cristalizado" no reservatório de água do limpador. Esses produtos, encontrados em lojas especializadas, facilitam a limpeza dos vidros e fazem as palhetas deslizarem com mais facilidade, o que garante sua preservação. "Esse líquido não ataca a borracha e remove gorduras e substâncias que dificultam o funcionamento das palhetas", afirma Souza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]