Fim de semana de verão é, para muita gente, fim de semana de praia. E quem for pegar a estrada levando pranchas de surfe ou bicicletas deve ficar atento às regras para transporte desses objetos para não levar multa.
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, infringir essas regras é grave, ou seja, além de perder cinco pontos na Carteira de Habilitação, o motorista terá o carro retido até a regularização da situação e deverá pagar multa de R$ 195,23.
>> Fim da proibição: carros com som ‘pancadão’ podem voltar às ruas
Para evitar a atuação é preciso fixar a carga de forma que a visibilidade do condutor e a estabilidade do veículo não sejam comprometidas.
As pranchas, por exemplo, devem ser transportadas no teto do carro, presas a racks fixos, e não podem ultrapassar os limites frontais e laterais do veículo.
Já as bicicletas devem ser levadas em bagageiros traseiros ou de teto. Além de não exceder a largura máxima do veículo, elas não podem tampar a placa e as luzes do carro caso sejam colocadas na parte de trás do veículo.
>> Multas de trânsito agora podem ser parceladas no cartão
Elas podem ainda ser presas em pé ao trilho do teto do automóvel. Nesse caso, a altura da bicicleta não pode ultrapassar a largura do veículo e o motorista deve ficar atento ao passar por túneis ou entrar em locais com altura limitada.
É importante lembrar também que os objetos transportados não devem provocar ruídos ou interferir na capacidade de tração do veículo.
Nem em ditaduras Judiciário liderou regulação de redes, como STF quer fazer
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
PIB cresceu 0,9% no terceiro trimestre, diz IBGE
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião