![Dez erros para se evitar ao lavar o seu carro O uso de esponja não específica para a lavagem do carro pode arranhar a pintura. | Pixabay/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2017/06/0b8e4350174c05e8fed675d92ba1be9b-gpLarge.jpg)
Nenhum motorista gosta de rodar com o carro sujo. Além de passar a impressão de veículo mal cuidado, a poeira e outras impurezas podem sujar a roupa e até causar um desânimo na hora do passeio de fim de semana.
Por isso, o hábito frequente de dar uma passadinha no lava car ou mesmo pegar a mangueira em casa e fazer o serviço.
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Mas saiba que muitos lavam o automóvel de maneira inadequada, o que acaba arranhando a pintura e danificando a cera que a protege.
Para que isso não aconteça, listamos dez erros mais comuns a serem evitados ao lavar o seu veículo. Todos os produtos de limpeza e cuidados mencionados abaixo estão disponíveis em qualquer loja, seja especializadas na linha automotiva ou em supermercados.
1. Detergente
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O detergente de cozinha é ótimo para lavar copos e pratos e tirar a gordura das panelas, mas muito agressivos à pintura do carro.
Eles gradualmente desgastam a cera protetora do veículo, o que aumenta o risco de arranhões e danos irreparáveis à pintura. É melhor optar por um shampoo específico para carro, especialmente formulado para a lavagem.
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2. Lavagem automática
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A pressa do dia a dia torna a limpeza em posto de combustível e empresas do ramo a escolha preferida. Porém, boa parte utiliza escova de lavagem automática, o que irá arranhar pintura.
Optar por um lava car com máquina ‘sem toque’ (que joga o shampoo e a água em alta pressão) é melhor se quiser preservar o acabamento do automóvel, ou então você pode comprar os produtos certos e fazer o trabalho sozinho em casa.
3. Secagem
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Depois de ter lavado o carro, é precisa secá-lo o mais rápido possível. Se deixar para enxugar no tempo, as gotas de água podem marcar na lataria, o que, muitas vezes, são difíceis de remover.
Existe no mercado panos de microfibra especialmente desenvolvidos para a secagem de veículos. E o mais importante: não use uma camiseta ou meias antigas, que podem causar danos irreversíveis à pintura.
4. Esponja
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Usar uma esponja comum corre o risco de arranhar não só a carroceria, como também o para-brisa e outros vidros. Opte por uma luva de lavagem projetada para carros (foto abaixo), feitas de lã natural ou microfibra, que absorvem melhor as partículas.
Esponjas feitas de espuma mantém a sujeira na superfície e riscam o verniz da pintura.
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5. Limpeza de vidros
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A maioria dos produtos para limpeza de janela doméstica contém amônia, uma substância que irá danificar o para-brisas e demais vidros do carro. Tal produto também não é recomendado para superfícies como couro, plástico ou vinil.
6. Balde
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Utilize sempre dois baldes de água: um para enxaguar e outro para água com sabão. Caso contrário, depois de alguns minutos você estará lavando seu carro com água suja.
7. Sol forte
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Não se deve lavar o carro sob o sol forte, uma vez que os raios só acelerarão o processo de marcas de água na lataria. Prefira o início da manhã ou o fim da tarde ou então lave-o à sombra.
Antes de começar a lavagem, espere a carroceria esfriar – isso evita que a água e o sabão sequem e deixem manchas. O cuidado vale para todo o processo: durante a lavagem, mantenha o veículo sempre molhado.
8. Toalha
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Você ocasionalmente vê pessoas secando o carro com uma toalha de banho feito com tecido sintético. Talvez esta seja uma das maneiras mais seguras de arranhar a pintura! Um pano de microfibra (foto), algodão ou silicone é a melhor coisa para a secagem.
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9. Rodas
As rodas estão cobertas de graxa e com resíduos metálicos dos freios. Não cometa o erro de lavá-las com a mesma luva que você usa para a carroceria.
Para dar ao seu veículo a melhor limpeza, use sempre duas luvas: uma para as rodas e outra para a lataria.
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10. Comece pelas rodas
De preferência às rodas antes de lavar as outras partes do carro, caso contrário, a graxa e a sujeira das mesmas podem salpicar o resto da carroceria.
Deve-se esperar que elas esfriem antes da lavagem, para que não haja empenamentos no contato com a água gelada.
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