Dia do Fusca, Dia da Kombi, Dia do Opala... Para alguns modelos antigos que marcaram época existe uma data comemorativa em homenagem ao carro. Por que então não reunir todas essas celebrações em um único dia? Foi com este propósito que no fim do ano passado se aprovou um projeto de lei de autoria do deputado estadual Ney Leprevost (PSD) no Paraná instituindo o "Dia Estadual do Antigomobilista no Paraná". A iniciativa é inédita no país e tem como objetivo aproximar os diferentes clubes, colecionadores e fãs de veículos do passado.
A data oficial estabelecida é 9 de setembro, mas os entusiastas de Curitiba decidiram festejar o dia no próximo domingo. "Não podíamos deixar passar batido logo no primeiro ano [de vigência da data comemorativa]. Como não conseguimos viabilizar na época, achamos melhor fazer agora", revela Marco César Rebuli, presidente do Kombi Clube Curitiba e idealizador do evento.
Na verdade, aproveitou-se o encontro anual de aniversário do Elas Clube Feminino de Autos Antigos, da capital, comemorado no dia 23 de novembro, para reunir num mesmo local o maior número de apreciadores do antigomobilismo. Assim, no domingo será festejado também o 9.º ano de fundação do Elas, que conta com 70 proprietárias de veículos clássicos e "outras simpatizantes que atraímos a cada encontro", diz Glenys Bassler, presidente do clube e organizadora da exposição. "Este ano foi fora da data, mas no ano que vem faremos o Dia do Antigomobilista no dia 9 de setembro", garante Marco Rebuli.
A expectativa da organização é atrair cerca de 350 veículos, desde os modelos clássicos da primeira metade do século passado aos mais recentes, mas que já saíram de linha há algum tempo. Por isso, foram destinados dois espaços, um ao lado do outro, para acomodar todos os carros. No estacionamento do Tribunal de Contas ficará a turma dos modelos Volkswagen (Fusca, Kombi, Variant, SP2, etc), enquanto que o estacionamento do Tribunal de Justiça estará reservado para os modelos clássicos e grupos e colecionadores de outras marcas. Glenys informa aos interessados em expor seu veículo que não é necessário realizar a inscrição antecipadamente. "Os expositores serão acomodados à medida que forem chegando", avisa a organizadora, solicitando apenas que levem uma caixa de leite longa vida para ser doada a instituições de caridade. "Os visitantes também estão convidados a fazer a doação", complementa.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast