• Carregando...
Veículos do início do século passado se misturam a modelos mais “contemporâneos” | Edson Santana/ Viaje Curitiba
Veículos do início do século passado se misturam a modelos mais “contemporâneos”| Foto: Edson Santana/ Viaje Curitiba

Exposição

Nostalgia em Ponta Grossa

A partir deste sábado até a próxima terça-feira Ponta Grossa vai respirar um clima ainda mais nostálgico pelas imediações do Estação Saudade, prédio inaugurado em 1898 e tombado pelo Patrimônio Cultural. O local receberá o tradicional Encontro Sul Brasileiro de Veículos Antigos, que este ano chega à 20ª edição.

Na programação estão previstos, além da exposição de clássicos e modelos que marcaram época no passado, passeio com os participantes pelo Parque de Imigração Holandesa, em Carambeí, jantar dançante, atividades culturais, mercado de pul­­­­­­gas, shows musicais e premiação para os carros destaques.

Também haverá o 1º Leilão Público de Carros Antigos e Especiais do Paraná, sob o comando do leiloeiro Gabriel Baron (Jucepar 585). O leilão será no dia 13, a partir das 14 horas, e traz duas curiosidades: acontecerá no domingo, dia da semana que, até então, estava proibido para a realização de leilões no país – a determinação vigorava desde 1952 –, e terá a coordenação de duas mulheres (Glenys Bessler e Jaçanã Loja). A organização do encontro é do Veteran Car Club do Brasil e do Clube de Automóvel Antigo do Paraná. Mais informações no site www.20sulbrasileiro.com.br ou pelos telefones (41) 9115-6893 e (41) 9972-4154.

  • O Fusca 1974 azul, de Celso Motta, marcou presença no encontro em Curitiba
  • Imponentes, os Cadillacs foram uma das atrações da festa

Apaixonado por Fusca, o su­­pervisor curitibano Cel­­so Caius Motta, 46 anos, não participa de nenhum clube de culto ao carro da Volkswa­­gen. Prefere seguir "carreira solo", como ele definiu a sua opção. Isso não significa que não goste de prestigiar os encontros que os grupos realizam. No último domingo ele compareceu a mais um, mas desta vez por uma motivação especial: além de confraternizar com outros proprietários de Fuscas e derivados, ele foi atraído pela pre­­sença de modelos antigos de di­­ferentes marcas. Apre­­ciou Opa­­las, Mavericks, For­­di­­nhos, MP La­­fers, Pumas, Cadil­lacs, Kombis, en­­tre outros, e pode trocar infor­­ma­­ções com os seus donos.

A experiência vivida por Motta traduz o intuito da exposição realizada em Curitiba, que concentrou mais de 300 veículos e vários clubes automotivos: reunir fãs e colecionadores de antigos, independentemente se ele é filiado ou não a um clube – iniciativa se­­melhante ao Encontro de Veículos Antigos e Especiais de An­­tonina, que ocorre há mais de dez anos no litoral paranaense.

No domingo, essa união de diferentes tribos sobre rodas celebrou o Dia Estadual do Antigomo­bilista do Paraná, criado no fim do ano passado e comemorado agora pela primeira vez. A data oficial é 9 de setembro, porém os entusiastas só conseguiram organizar a festa este mês. "É uma oportunidade para unir diferentes veículos num mesmo local e mostrar a força do movimento na cidade", destacou o su­­pervisor, que tem um Fusca azul 1974, com placa preta.

Segundo Glenys Bessler, presidenta do Elas Clube Feminino de Autos Antigos de Curitiba, muitas pessoas que têm um antigo em ca­­sa, e não costumam participar de encontros de clubes, levaram seu veículo para o Centro Cívico. "Toda a mistura é sadia, desde que haja respeito. Tinha modelos para to­­dos os gostos. De Fus­­quinha a Rolls-Royce", pontuou Glenys. O Elas Clube comemorava também o seu 9.º ano de fundação, festejado no próximo dia 23.

A expectativa da organização era alcançar 350 exemplares ex­­postos, o que acabou não ocorrendo, pois alguns modelos estavam em oficinas, passando por revisão ou polimento, para participarem do 20.º Encontro Sul Brasileiro de Veículos Antigos, entre 12 e 15 de novembro, em Ponta Grossa (leia na página). "Como foi a primeira vez que celebramos a data, e ela ainda estava fora de época, não hou­­ve a participação de todos os clubes da cidade. Mesmo assim, atingiu seu objetivo. No ano que vem, será em setembro", adiantou Marco César Rebuli, presidente do Kombi Clube Curitiba e idealizador do evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]