Uma prova de que a transmissão automática está deixando de ser um artigo de luxo para virar um componente de comodidade é a diferença cada vez menor no preço entre a versão automática e a mecânica de um mesmo modelo de carro. Na maioria, fica entre R$ 3,5 mil e R$ 4 mil.
É o caso do Honda Fit. Na Niponsul, em Curitiba, o valor da versão LX 1.4 mecânica sai por R$ 49,5 mil. Já a opção automática custa R$ 53 mil. "As vendas dos dois modelos são praticamente meio a meio. Quem faz o test-drive no automático, dificilmente escolhe o manual", observa Edenílson Reinhardt, gerente de novos da loja.
Na Ford, o EcoSport automático foi lançado com um preço até inferior ao modelo top de linha com câmbio manual. A versão XLS 2.0 automática é vendida por R$ 59,9 mil na Ford Slaviero, R$ 3 mil a menos que a XLT 2.0 manual.
Segundo o vendedor Rogério Lichinski, o preço tem sido um bom atrativo. "O câmbio automático está criando um novo leque de clientes e a tendência é as pessoas optarem por esse tipo de transmissão".
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