Marco dos anos 70, o antológico Dodge Challenger cupê que fez a alegria de quem era apaixonado pelos modelos "muscle car" volta numa reeleitura - por enquanto apenas como conceito (dependendo da aceitação, é claro, poderá entrar em linha da montagem). Com visual quente e tração traseira, o protótipo possui um motor V8 Hemi 6.1 litros que gera 425 cv e câmbio manual de seis marchas. Devido a tais atributos, o Challenger pode fazer de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4,5 segundos e alcançar 280 km/h de velocidade máxima. Os músculos do Challenger não estão só debaixo do capô, suas dimensões também são avantajadas. São 5,02 m de comprimento, 2,94 m de entreeixos, 1,99 m de largura e 1,45 m de altura. O interior, em sua maioria preto, mescla design futurista com toques de "setentistas". Isso fica claro com o painel digital e bancos de couro com costuras transversais.
Chevrolet Camaro
A General Motors não ficou imune a onda de nostálgica que tomou conta do Salão de Detroit 2006. A marca norte-americana ressuscitou o lendário Chevrolet Camaro por enquanto uma releitura conceitual do cupê original de 1969. Como não poderia deixar de ser, o Camaro Concept é um autêntico "muscle car", com um visual marcado pela grade proeminente e as lanternas traseiras duplas. Sob o capô está um motor 6.0 V8, da família LS2, que rende 400 cavalos e é combinado com câmbio manual de seis marchas. O carro conceito utiliza rodas de 21 polegadas na dianteira e de 22 polegadas na parte de trás. A suspensão é independente e o sistema de tração é traseiro. No interior, que pode receber quatro ocupantes, elementos retros dividem espaço com materiais de ponta. Oficialmente, a GM diz que irá definir dentro de seis meses se irá produzir ou não a versão de série do Camaro Concept. Mas informações extra-oficiais indicam que o novo cupê esportivo retro será lançado em 2009, possivelmente no mesmo Salão de Detroit.
Lamborghini Miura Concept
A Lamborghini comemora os 40 anos do mistíco esportivo Miura, com a apresentação no Naias 2006 de um protótipo inspirado no modelo lançado na edição do Salão de Genebra de 1966 e que foi produzido ate o fim de 1972. A releitura do carrão ficou a cargo de Walter da Silva, famoso projetista italiano, que assumiu o departamento de design da Lamborghini. E o resultado não poderia ser melhor, já que as linhas retro do Miura original foram mantidas. O desenhista só mudou coisas como alguns contornos e eliminou detalhes que considerava supérfluos para destacar ainda mais o charme do veículo. Sob o capô, um motor 6.5 V12 de 700 cv que vem acoplado a um câmbio seqüencial de sete velocidades. Por enquanto, não há previsão de produção do protótipo.
Chrysler Imperial
A febre nostálgica da Chrysler não se limitou ao Dodge Challenger. A marca norte-americana também aproveita a mostra de Detroit para renascer um dos sedãs mais luxuosos de sua história, o Imperial, que foi lançado nos Estados Unidos pela primeira vez em 1926 e produzido após reestilizações até meados dos anos 60. Ainda como conceito, o carro baseado no 300 C tem como destaques uma imensa grade frontal e portas traseiras que abrem no sentido oposto ao convencional. Suas dimensões são muito generosas: 5,40 metros de comprimento e distância entreeixos de 3,12 metros. Além disso, o três volumes tem 17 cm de distância do solo a mais que o 300 C por conta de seus enormes pneus e rodas aro 12. O protótipo do novo Chrysler Imperial traz sob o capô um propulsor Hemi V8 de 5.7 litros com 340 cv de potência máxima.
Ford Shelby GT500 conversível
A nova parceria entre a Ford e o lendário preparador Carroll Shelby, responsável pelo Mustang Shelby original, é uma das atrações do Salão de Detroit. Trata-se do Shelby GT500 conversível, que traz sob o capô um propulsor 5.4 V8 Supercharger de 480 cv. Vale lembrar que a versão cupê, a primeira releitura do clássico GT500 da década de 60, foi apresentada na mostra de Detroit de 2005 e já está disponível no mercado norte-americano. E, como no caso do irmão com capota fixa, os engenheiros do Ford usaram a mesma estrutura do novo Mustang para desenvolver a versão cabriolet do Shelby, mas com uma resistência torcional duas vezes mais forte. A robustez também foi ampliada com novos desenhos da estrutura e dos painéis da carroceria, sem a necessidade de reforços em excesso. O Shelby GT500 conversível começa a ser vendido no mercado norte-americano em junho.
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