Presente no câmbio semiautomatizado, o sistema é formado por dois discos de embreagens que atuam no lugar do conversor de torque usado em uma transmissão automática. Um deles aciona todas as marchas pares e a marcha ré, enquanto outro disco menor movimenta as ímpares. Assim o condutor tem sempre todas as engrenagens de marcha prontas para serem usadas. O que se desloca é apenas o disco, deixando a marcha seguinte pré-acionada.
Bomba de óleo
Tem a função de fazer o óleo circular no ambiente em que trabalham as peças móveis no motor, como pistões, comando de válvulas, virabrequim, bronzinas e anéis. Esse fluido lubrifica e auxilia na refrigeração dos componentes. A ausência de pressão na bomba de óleo pode ter como causas: a falta do fluido lubrificante; o entupimento do filtro de óleo ou do pescador da bomba de óleo, originado por impurezas no óleo do cárter; e ainda defeitos na própria bomba, resultantes do desgaste de seus componentes.
Bônus para juízes, proposto por Pacheco, amplia gasto recorde do Brasil com o Judiciário
Quais impostos subiram desde o início do governo Lula e o que mais vem por aí
Perguntas e respostas sobre a reforma tributária; ouça o podcast
Carne deve ter imposto? Taxação de alimentos promete debate acirrado no Congresso
Deixe sua opinião