Presente no câmbio semiautomatizado, o sistema é formado por dois discos de embreagens que atuam no lugar do conversor de torque usado em uma transmissão automática. Um deles aciona todas as marchas pares e a marcha ré, enquanto outro disco menor movimenta as ímpares. Assim o condutor tem sempre todas as engrenagens de marcha prontas para serem usadas. O que se desloca é apenas o disco, deixando a marcha seguinte pré-acionada.
Bomba de óleo
Tem a função de fazer o óleo circular no ambiente em que trabalham as peças móveis no motor, como pistões, comando de válvulas, virabrequim, bronzinas e anéis. Esse fluido lubrifica e auxilia na refrigeração dos componentes. A ausência de pressão na bomba de óleo pode ter como causas: a falta do fluido lubrificante; o entupimento do filtro de óleo ou do pescador da bomba de óleo, originado por impurezas no óleo do cárter; e ainda defeitos na própria bomba, resultantes do desgaste de seus componentes.
-
Deputada norte-americana defende que EUA retirem visto de Moraes; leia entrevista exclusiva
-
Nova projeção aponta possibilidade de cheia ainda maior do Guaíba em Porto Alegre
-
De Neymar a dona Ieda: conheça histórias de heróis sem farda em meio à tragédia no RS
-
Lula posta vídeo e diz que mães do Rio Grande do Sul não estão sozinhas
Aposentados de 65 anos ou mais têm isenção extra de IR, mas há “pegadinha” em 2024
Esquerda não gostou de “solução” para o rombo compartilhada por Haddad; o que diz o texto
A “polarização” no Copom e a decisão sobre a taxa de juros
Bolsonaro 5 x 4 Lula: BC se divide sobre juros e indica rumo após saída de Campos Neto
Deixe sua opinião