Presente no câmbio semiautomatizado, o sistema é formado por dois discos de embreagens que atuam no lugar do conversor de torque usado em uma transmissão automática. Um deles aciona todas as marchas pares e a marcha ré, enquanto outro disco menor movimenta as ímpares. Assim o condutor tem sempre todas as engrenagens de marcha prontas para serem usadas. O que se desloca é apenas o disco, deixando a marcha seguinte pré-acionada.
Bomba de óleo
Tem a função de fazer o óleo circular no ambiente em que trabalham as peças móveis no motor, como pistões, comando de válvulas, virabrequim, bronzinas e anéis. Esse fluido lubrifica e auxilia na refrigeração dos componentes. A ausência de pressão na bomba de óleo pode ter como causas: a falta do fluido lubrificante; o entupimento do filtro de óleo ou do pescador da bomba de óleo, originado por impurezas no óleo do cárter; e ainda defeitos na própria bomba, resultantes do desgaste de seus componentes.
-
Esquerda usa falácia sobre facções para criticar PEC das Drogas
-
Estratégia pró-judicialização de Lula pode reduzir sua influência na disputa da presidência da Câmara
-
Em revanche, PT irá ao STF pela inelegibilidade do prefeito de São Paulo
-
Trump lidera pesquisas e venceria eleições em 5 dos 6 estados-chave nos EUA
Aposentados de 65 anos ou mais têm isenção extra de IR, mas há “pegadinha” em 2024
Esquerda não gostou de “solução” para o rombo compartilhada por Haddad; o que diz o texto
A “polarização” no Copom e a decisão sobre a taxa de juros
Bolsonaro 5 x 4 Lula: BC se divide sobre juros e indica rumo após saída de Campos Neto