• Carregando...
Renault Dezir é o conceito de um esportivo elétrico. Conjunto de baterias de 24 kWh é capaz de render 150 cavalos de po­­­tência | Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo
Renault Dezir é o conceito de um esportivo elétrico. Conjunto de baterias de 24 kWh é capaz de render 150 cavalos de po­­­tência| Foto: Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo

Inovações

Smart e Mini criam scooters

Além dos veículos elétricos, algumas marcas também estão apresentando os conceitos de seus scooters. É o caso do scooter da Smart, que baseia-se no conceito da célula tridion, com painéis que podem ser trocados e personalizados. Os faróis e lanternas contam com a tecnologia da iluminação por LED. Seu motor elétrico com 4kW de potência é alimentado por baterias de íons de lítio de 48V. A velocidade máxima é de 45 km/h e proporciona uma autonomia de cerca de 100 quilômetros. Sua carga de bateria é feita em tomada de 220V, num processo que demora entre três a cinco horas.

A Mini (divisão da BMW) mostra três conceitos de sua scooter elétrica, o MINI Scooter E. A moto possui alguns detalhes inspirados nos automóveis da marca, como farol e espelhos retrovisores. Assim como o conceito da Smart, a scooter da Mini também utiliza um smartphone entre o guidão como painel de instrumentos e de navegação.

  • Com dois motores elétricos, Peugeot EX1 tem até 340 cv de potência
  • O conceito Kia Pop transporta três pessoas
  • Citroën Lacoste foi inspirado em uma bola de golfe
  • Mini Scooter E tem detalhes inspirados nos automóveis Mini
  • Scooter da Smart tem autonomia de 100 km e atinge velocidade de 45 km/h

Os carros elétricos são uma tendência irreversível. Em dezembro, a Nissan começa a vender o elétrico Leaf nos mercados dos Estados Unidos e Japão. A General Motors já está em plena produção do Che­­vrolet Volt – que na Europa se cha­­mará Ampera – e a PSA Peu­geot Citroën também anuncia que até o final do ano terá dois veículos elétricos sendo produzidos para cada uma de suas marcas. Mitsu­bishi, Re­­nault, Toyota, Volkswa­gen, BMW e Ford também têm pla­­­­nos adiantados nesse sentido.

Diante deste panorama, o Sa­­lão de Paris, que abriu ontem as suas portas para o público, só po­­deria estar repleto de conceitos de veículos elétricos voltados para o consumo de massa. Entre eles, a Peu­­geot destaca o 3008 Híbrido 4 crossover e o conceito elétrico EX1. Este último é um roadster de dois lugares com dois motores elétricos, um em cada eixo e com 170 cavalos cada, fazendo o veículo al­­cançar até 340 cv de potência, com torque de 24 kgfm à frente e atrás. Criado com inspiração esportiva e também nos videogames, o carro tem o formato de uma gota d'água, com a traseira afunilada e as duas rodas de trás próximas uma da ou­­tra. As portas têm "sistema de aber­­tura invertida", que integram os bancos do tipo concha.

Entre os veículos elétricos mostrados pela Renault, o conceito De­­Zir chama a atenção. Com visual esportivo e portas do tipo "asa de gaivota", o carro esconde sob o capô um conjunto de baterias de 24 kWh, capaz de render 150 cv. Isso somado ao peso de 830 kg, le­­va o carro aos 100 km/h em 5 se­­gundos. De acordo com a Re­­nault, a autonomia do veículo é de 160 quilômetros com uma carga de 80%, que pode ser realizada em 20 mi­­nutos graças a um sistema inteligente de recarga.

A Citroën exibe seu novo conceito criado em parceria com a grife compatriota Lacoste. O compacto carro de mesmo nome re­­monta ao antigo Citroën Mehari, pequeno uti­­litário urbano produzido pela marca entre os anos 60 e 80. Se­­gundo a marca, o Lacoste Con­cept servirá de inspiração pa­­ra o próximo Citroën C1. Para o con­­ceito, a marca aboliu o parabrisa dianteiro e o teto e, em seu lu­­gar, instalou uma curiosa tenda plástica que se estende para proteger os ocupantes em caso de chuva. A Citroën diz que o projeto do carro foi inspirado a partir de uma bola de golfe.

O subcompacto híbrido elétrico Honda Jazz aparece com o mesmo motor 1.3 a gasolina e elétrico usado no Insight, um compacto híbrido da marca. O Jazz começa a ser vendido na Europa no início do ano que vem.

A Kia destaca o conceito Pop de carro elétrico urbano para três lu­­gares. Seu design é totalmente no­­vo em relação ao estilo atual da marca, adotando um tamanho compacto (tem cerca de 3 metros de comprimento) marcado por curvas acentuadas e interior espaçoso.

O jornalista viajou a convite da Anfavea.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]