Inovações
Smart e Mini criam scooters
Além dos veículos elétricos, algumas marcas também estão apresentando os conceitos de seus scooters. É o caso do scooter da Smart, que baseia-se no conceito da célula tridion, com painéis que podem ser trocados e personalizados. Os faróis e lanternas contam com a tecnologia da iluminação por LED. Seu motor elétrico com 4kW de potência é alimentado por baterias de íons de lítio de 48V. A velocidade máxima é de 45 km/h e proporciona uma autonomia de cerca de 100 quilômetros. Sua carga de bateria é feita em tomada de 220V, num processo que demora entre três a cinco horas.
A Mini (divisão da BMW) mostra três conceitos de sua scooter elétrica, o MINI Scooter E. A moto possui alguns detalhes inspirados nos automóveis da marca, como farol e espelhos retrovisores. Assim como o conceito da Smart, a scooter da Mini também utiliza um smartphone entre o guidão como painel de instrumentos e de navegação.
Os carros elétricos são uma tendência irreversível. Em dezembro, a Nissan começa a vender o elétrico Leaf nos mercados dos Estados Unidos e Japão. A General Motors já está em plena produção do Chevrolet Volt que na Europa se chamará Ampera e a PSA Peugeot Citroën também anuncia que até o final do ano terá dois veículos elétricos sendo produzidos para cada uma de suas marcas. Mitsubishi, Renault, Toyota, Volkswagen, BMW e Ford também têm planos adiantados nesse sentido.
Diante deste panorama, o Salão de Paris, que abriu ontem as suas portas para o público, só poderia estar repleto de conceitos de veículos elétricos voltados para o consumo de massa. Entre eles, a Peugeot destaca o 3008 Híbrido 4 crossover e o conceito elétrico EX1. Este último é um roadster de dois lugares com dois motores elétricos, um em cada eixo e com 170 cavalos cada, fazendo o veículo alcançar até 340 cv de potência, com torque de 24 kgfm à frente e atrás. Criado com inspiração esportiva e também nos videogames, o carro tem o formato de uma gota d'água, com a traseira afunilada e as duas rodas de trás próximas uma da outra. As portas têm "sistema de abertura invertida", que integram os bancos do tipo concha.
Entre os veículos elétricos mostrados pela Renault, o conceito DeZir chama a atenção. Com visual esportivo e portas do tipo "asa de gaivota", o carro esconde sob o capô um conjunto de baterias de 24 kWh, capaz de render 150 cv. Isso somado ao peso de 830 kg, leva o carro aos 100 km/h em 5 segundos. De acordo com a Renault, a autonomia do veículo é de 160 quilômetros com uma carga de 80%, que pode ser realizada em 20 minutos graças a um sistema inteligente de recarga.
A Citroën exibe seu novo conceito criado em parceria com a grife compatriota Lacoste. O compacto carro de mesmo nome remonta ao antigo Citroën Mehari, pequeno utilitário urbano produzido pela marca entre os anos 60 e 80. Segundo a marca, o Lacoste Concept servirá de inspiração para o próximo Citroën C1. Para o conceito, a marca aboliu o parabrisa dianteiro e o teto e, em seu lugar, instalou uma curiosa tenda plástica que se estende para proteger os ocupantes em caso de chuva. A Citroën diz que o projeto do carro foi inspirado a partir de uma bola de golfe.
O subcompacto híbrido elétrico Honda Jazz aparece com o mesmo motor 1.3 a gasolina e elétrico usado no Insight, um compacto híbrido da marca. O Jazz começa a ser vendido na Europa no início do ano que vem.
A Kia destaca o conceito Pop de carro elétrico urbano para três lugares. Seu design é totalmente novo em relação ao estilo atual da marca, adotando um tamanho compacto (tem cerca de 3 metros de comprimento) marcado por curvas acentuadas e interior espaçoso.
O jornalista viajou a convite da Anfavea.
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