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Itens fora-de-estrada

Pneus adequados

Em regiões com bastante areia, como trecho litorâneo, por exemplo, o pneu mais indicado é o para todo o terreno (All Terrain) – na configuração 50% asfalto, 50% fora-de-estrada. A calibragem deve ser reduzida. Já para piso de lama é recomendado pneus com cravos grandes e recapados – desenho da banda de rodagem mais agressivo.Preço: R$ 260 (recapado) a R$ 1 mil cada pneu.

Gaiola de proteção

Em veículos sem capota ou com cobertura de lona, a instalação de barras de proteção ou santoantônio é imprescindível. A gaiola de armação tubular que envolve interna ou externamente o veículo é a mais recomendável, pelo seu grau de segurança. R$ 680 a R$ 3 mil. Leia matéria completa

Pegar trilha é uma boa aventura durante um fim de semana ou feriado, mas exige cuidados para evitar que a diversão se transforme numa dor de cabeça. Planejamento e veículo 4x4 bem equipado são indispensáveis. O mercado oferece uma infinidade de acessórios para jipes, que vão desde pneus de dimensões apropriadas até guinchos. Para não ficar pelo caminho, alguns trilheiros experientes dão dicas de segurança para você e seu veículo. Também listam quais itens são fundamentais para que o passeio transcorra sem imprevistos.

José Carneiro de Carvalho Neto, da Xplorar Turismo Brasil, empresa paraibana que organiza trilhas off-road por todo o país, aconselha pegar a estrada com no mínimo dois veículos 4x4 acompanhando. "É regra nos manuais de aventura fora-da-estrada o motorista nunca ir só. Se ele quebra ou atola no meio da mato, precisa de pelo menos um carro auxiliar para ajudá-lo ou pedir socorro", diz Neto, trilheiro há 18 anos. Instalar uma estação de rádio-amador também é interessante. "Procure criar uma relação de freqüências de entidades que possam prestar ajuda numa emergência."

Há quem prefira colocar acessórios em quantidade no carro. Essa prática não é bem vista pelo presidente do Jeep Clube de Curitiba, Joselito Voltolini. "Quebra-mato ajuda, mas é dispensável, assim como dois estepes, estribos e guincho na parte de trás do veículo". Segundo ele, o mais importante é manter a manutenção do carro em dia. Verificar óleo de freio, de motor, de diferencial, água de radiador, parte elétrica e reapertar parafusos são procedimentos que devem ser adotados antes e depois da viagem.

Outra dica, dada por Endrigo Macedo, proprietário da Zezo 4x4 Off-road, em Curitiba, é com relação ao excesso de peso e bagagem, que pode atrapalhar a transposição de obstáculos e aumentar o consumo de combustível. "Quem sai para expedições longas acaba acampando. Neste caso, precisa tomar cuidado para não levar bagagens muito altas. Isso aumenta o centro de gravidade do veículo, o que prejudica a estabilidade e eleva o risco de capotar em erosões", alerta Macedo, que estipula o limite, se possível, de dois ocupantes por carro.

Ele alerta também quanto a escolha dos pneus. Em trilhas, o ideal é calçar o jipe com pneus recapados. "Eles têm o desenho da banda de rodagem mais agressivo, próprio para pisos irregulares. Agora se o roteiro envolve trechos de asfalto, o recomendado é o de uso misto (50% off-road, 50% asfalto)."

Confira ao lado os itens que devem ser verificados antes de se encarar lama, terra e água.

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