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No ano passado, durante o Salão de Hannover, o caminhão da Iveco recebeu o título International Truck of the Year | Fotos: Divulgação/Iveco
No ano passado, durante o Salão de Hannover, o caminhão da Iveco recebeu o título International Truck of the Year| Foto: Fotos: Divulgação/Iveco

50 mil veículos extrapesados devem ser vendidos no Brasil em 2014, um volume que vem em crescente evolução. No ano passado foram 35 mil unidades e este ano a expectativa é fechar com 40 mil caminhões extrapesados vendidos. O motivo para esse crescimento está na expansão dos negócios em três setores: agronegócio, combustíveis e construção civil.

  • Hi-Way tem cortina frontal elétrica, cortina lateral e blackout
  • Comandos no volante e no painel facilitam a vida do motorista
  • Como opcional, o veículo da Iveco oferece um beliche

Até o final deste mês deve estar nas 110 concessionárias da Iveco em todo o país o Stralis Hi-Way, modelo que marca a estreia da marca no segmento de extrapesados premium no Brasil. Esse caminhão recebeu o título International Truck of the Year em 2012, durante o Salão de Hannover, na Alemanha, a mais importante feira do mundo para o setor de caminhões e ônibus. O prêmio é concedido a partir da seleção feita por jornalistas de publicações especializadas. Originalmente produzido na Espanha, o Hi-Way passou a ser fabricado, também, no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG).

Para ser vendido no mercado brasileiro, o caminhão da Iveco passou por algumas adaptações. Marcelo Motta, diretor de Desenvolvimento de Produto da marca, explica que uma equipe de aproximadamente cem pessoas precisou de 150 mil horas de trabalho para fazer os ajustes a partir do uso de 34 veículos para os testes. Esses caminhões rodaram mais de 2 milhões de quilômetros pelo país, lembra Motta. Segundo ele, foram necessários investimentos de mais de R$ 100 milhões para essa adaptação, enquanto o investimento global para o lançamento mundial do modelo foi de R$ 1 bilhão.

O Iveco Hi-Way, com motor Cursor 13, da FPT Industrial, chega em três versões: 4x2 de 440 cavalos, 6x2 de 480 cavalos e o novo 6x4 de 560 cavalos. O veículo também está disponível em três entre-eixos: 3.500, 3.200 e 3.000. O câmbio é automatizado de 16 velocidades. Os preços, sem opcionais, variam de R$ 320 mil a R$ 395 mil, diz Alcides Cavalcanti, diretor Comercial da Iveco. Um dos diferenciais do modelo é a garantia estendida exclusiva de quatro anos – um para o veículo completo e mais três para o trem de força. Segundo a empresa, essa garantia é a maior do mercado.

A montadora italiana está apostando nas principais características do Hi-Way para conquistar os clientes brasileiros: economia de combustível, segurança, dirigibilidade, conforto e baixos impactos ambientais, segundo Cristhian Gonzalez, diretor de Marketing. Ele lembra que custo operacional reduzido e conforto são exigências dos compradores de extrapesados porque o perfil deles é de quem roda mais de 10 mil quilômetros por mês.

O desenvolvimento do Hi-way deu especial atenção ao conforto do motorista. Cristiane Nunes, gerente de Marketing de Produto, cita as cabines de teto alto e médio, sendo que a primeira comporta, em pé, uma pessoa de 1,90 metro de altura. O espaço conta, ainda, com climatizador que pode ser acionado por controle remoto, uma geladeira com capacidade para 23,7 litros e muitos porta-objetos que, somados, oferecem mais 600 litros de capacidade para que o motorista acomode todos os seus pertences.

A jornalista viajou a convite da Iveco

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