| Foto: Stringer/ Brazil

Um dos carros mais idolatrados do planeta comemorou nesta quarta-feira (20) um de seus dois aniversários anuais. Os fãs celebraram os 57 anos de fabricação da primeira unidade do Volkswagen Fusca no Brasil - a outra data simbólica é 22 de junho, reconhecida como o dia mundial.

CARREGANDO :)

E como é de praxe, a turma do ‘besouro’ se reunirá numa exposição numerosa, com milhares de exemplares de diferentes épocas e estilos. Além de celebrar o simpático carrinho, há muita troca de histórias sobre o modelo, que, na maioria das vezes, tiveram início ainda na infância destes apaixonados pelo veículo.

 
Publicidade

LEIA MAIS: De importado a brasileiro

Do Sul até São Paulo existe bastante evento [de antigos], mas em outros estados a movimentação não é tão forte. E muita gente vem para cá por causa disso. Algumas pessoas se empenham muito e até viajam de carona ou de avião.

Nedson Júnior,
um dos organizadores do DNF, na edição de 2015, quando atraiu clubes de outros estados, como Amazonas e Bahia, e também da Argentina.

A comemoração em Curitiba do Dia Nacional do Fusca (DNF) chega à 10.ª edição neste ano. E mais uma vez será realizada na sede da Unisociesc, no domingo (24), das 7h às 17h. O evento deverá reunir mais de 2 mil modelos de Fuscas e atrair cerca de 10 mil pessoas durante todo o dia. Números que colocam o DNF curitibano entre os maiores do gênero no país.

ENKONTRA VEÍCULOS.COM: Fusca com preços a partir de R$ 4.500

Serviço

10.º Dia Nacional do Fusca

Data: domingo (24).

Horário: 7h às 17h.

Local: Unisociesc – BR-116, km 106,5, 18.805, Linha Verde. Pinheirinho.

Inscrição para expor: R$ 10 e 1 kg de alimento não perecível.

Entrada visitantes: gratuita.

Informações: (41) 3402-5074 e Facebook .

Publicidade

Há três anos a confraternização na capital é organizada pelo grupo California Look, que reúne 20 amigos, dos quais alguns são colecionadores do carro. Um dos integrantes, João Paulo Simões, 27 anos, proprietário de um modelo 1967, conta que curte o ícone desde pequeno e que teve sua primeira unidade aos 19 anos. “Estou com ele até hoje”, revela, cheio de orgulho. Há dois anos, Simões deu como presente para a namorada, Marjorie Camilo, 21 anos, um exemplar ano 1968.

LEIA MAIS: Fusca ajudou a recuperar a imagem da Alemanha após Segunda Guerra.

Mad Max

Um dos destaques da exposição será o Fusca ano 1965 inspirado no filme Mad Max, clássico da década de 1980. O modelo, originalmente na cor azul, recebeu a pintura em tinta adesiva em preto fosco e detalhes em adesivos amarelos.

“Neste ano, novamente, unirei duas paixões minhas: Fusca e o filme Mad Max. No ano passado, fiz uma homenagem ao Porsche Gulf”, diz o proprietário Fernando Vogel, 32 anos.

Fusca 1965 inspirado no modelo visto no filme Mad Max, sucesso da década de 1980. 
Publicidade

A festa reunirá não só o aniversariante como toda a sua família, desde os clássicos Kombi e Variant até Buggy. Haverá ainda comércio de peças, sorteio de brindes, premiações aos carros, espaço recreativo para crianças e praça de alimentação.

VÍDEO: Confira como foi a edição 2014 do DNF em Curitiba

Linha do tempo

Veja algumas datas marcantes do ‘besouro’:

1934 - Por ordem de Hitler, o projetista austríaco Ferdinand Porsche é contratado para produzir o projeto do Fusca. O primeiro protótipo surge um ano depois.

1936 - Em julho, saem as primeiras unidades do sedã (V1). A resistência delas é testada em um enduro de 50 mil km. No mesmo ano surge a versão conversível.

1939 - Mal os ‘besouros’ começam a ser fabricados quando, no auge da 2ª Guerra Mundial, eles são interrompidos para a montagem de veículos militares.

1947 - Onze anos depois do desenvolvimento dos sedãs, a Alemanha realiza as primeiras exportações. Os carros vão para a Holanda e os EUA.

1950 - Em setembro, chegam ao Brasil os primeiros modelos. Cinco anos depois, a fabricante alcança a marca de um milhão de unidades na Alemanha.

1959 - O Fusca passa a ser feito oficialmente no Brasil, com 54% das peças nacionalizadas. Em 1972 foi a vez de o país atingir o um milhão de veículos.

1986 - Para fabricar outros modelos, a VW do Brasil abandona a montagem do Fusca. O sedã volta em 1993, mas logo é deixado em 1996.

Publicidade