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Mobilidade sustentável

Famoso ponto turístico será o 1.º local no Brasil a banir carro a combustão

  • PorRenyere Trovão
  • 10/06/2019 21:16
Foto: Zaira Matheus/ Renault/ Divulgação
Foto: Zaira Matheus/ Renault/ Divulgação| Foto: Zaira_Matheus

Apesar de ainda engatinhar na tecnologia dos veículos elétricos, o Brasil será um dos primeiros países no mundo a ter uma localidade que permitirá somente a circulação de modelos movidos a energia limpa.

O arquipélago de Fernando de Noronha irá banir o tráfego de carros, motos, ônibus e caminhões que emitem dióxido de carbono a partir de 10 de agosto de 2022. A decisão faz parte do Projeto Noronha Carbono Zero.

Serão permitidas apenas as unidades já presentes na ilha, mas só até 2030, quando então todos os veículos com motor abastecidos com gasolina, etanol e óleo diesel - e também os híbridos - serão retirados do local.

>> Como é a pontuação da CNH em outros países; restrição diminui infrações e mortes

A medida não se aplica a outros meios de transporte usados em Fernando Noronha, como embarcações, aeronaves e tratores.

O decreto-lei 003/2019, que regulamenta a circulação de veículos no Patrimônio Mundial da Humanidade foi publicado nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial do estado de Pernambuco, do qual a ilha faz parte.

Para começar o processo de zerar a emissão de carbono na ilha nos próximos anos, a administração distrital fez uma parceria com a Renault para a utilização de carros 100% elétricos.

Kangoo Z.E., Twizy e Zoe serão usados em Fernando de Noronha. Foto: Zaira Matheus/ Renault/ Divulgação
Kangoo Z.E., Twizy e Zoe serão usados em Fernando de Noronha. Foto: Zaira Matheus/ Renault/ Divulgação| Zaira_Matheus

Por isso a montadora francesa, com sede brasileira em São José dos Pinhais (PR), entregou no último sábado (8) seis veículos a eletricidade para o uso da administração: dois Twizy (R$ 83.990 cada), três Zoe, dois na versão Intense (R$ 149.990) e uma na versão Life (R$ 147.990), e um Kangoo Z.E. (R$ 134.990).

>> Seguro obrigatório DPVAT deve ser extinto

Uma licença de 130 novos carros a eletricidade foi expedida durante a cerimônia de entrega dos carros da Renault em Noronha. São 100 destinados a pessoas físicas e 30 para jurídicas.

É também o número máximo de veículos que é permitido circular na ilha. Assim, os futuros modelos terão de substituir o que já rodam no local.

O Jeep Wrangler que roda em Noronha no Projeto Tamar é movido por motor a diesel e terá de abandonar a ilha no futuro. Foto: Jeep/ Divulgação
O Jeep Wrangler que roda em Noronha no Projeto Tamar é movido por motor a diesel e terá de abandonar a ilha no futuro. Foto: Jeep/ Divulgação

O território brasileiro segue a mesma política sustentável já anunciada em países desenvolvidos como França, Alemanha e Noruega. Essas nações irão proibir a venda de veículos a combustão no futuro.

>> Novas regras: validade maior da CNH terá efeito retroativo e multa menor ao rodar sem capacete

Na Noruega, por exemplo, a previsão é de que aconteça até 2025. O país nórdico já tem um cultura voltada para os carros elétricos, que em 2018 venderam mais que os modelos a combustão.

Já o governo francês estipulou o fim da venda de modelos a gasolina ou diesel a partir de 2040. No mesmo ano, está previsto o fim do carro a combustão na Inglaterra.

Parcerias elétricas

Desde 2013 a Renault comercializa veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade sustentável com os modelos citados acima, além do Fluence Z.E.. São cerca de 20 clientes e parceiros, como Porto Seguro, Fedex, CPFL e Itaipu.

>> Seguro obrigatório DPVAT deve ser extinto

Renault Twizy é usado na usina hidrelétrica de Itaipu. Foto: Renault/ Divulgação
Renault Twizy é usado na usina hidrelétrica de Itaipu. Foto: Renault/ Divulgação

Ao todo já são mais de 200 veículos elétricos Renault em circulação no país, número que coloca a marca como líder de veículos 100% elétricos também no Brasil - a marca já domina o mercado na Europa, com o Zoe sendo o modelo do segmento mais vendido por lá.

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15 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
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Comentários [ 15 ]

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  • J

    José Truda Palazzo Jr.

    ± 1 horas

    A iniciativa em si é excelente, mas usar logo o carro do TAMAR, que é uma das melhores coisas que há em Noronha, é de uma pobreza mental assustadora. Alguém aí deve ter muita inveja do bom trabalho e do sucesso alheio...

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    • F

      Fabio

      ± 3 dias

      Tem muita grana nesse angu.

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      • G

        gerson

        ± 3 dias

        Tinha que banir imediatamente aqueles ônibus de transporte publico caindo aos pedaços e que parecem locomotivas do século 18 de tanta fumaça. Infraestrutura vergonhosa.

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        • G

          Gilson Maciel

          ± 3 dias

          Com aquela típica falta de conservação nas vias e os péssimos acessos as praias de Noronha, estes carrinhos mequetrefes poderão ser usados apenas nos locais asfaltados da ilha, duvido algum destes modelos chegar até a praia da conceição por exemplo, o que é falta é investimento nas vias de acesso, recursos tem de sobra.

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            Ren Wysocki

            ± 3 dias

            Parabéns aos ecologistas. Um automóvel precisa de 7 toneladas de carvão para ser feito. A bateria precisa 4 toneladas de carvão, para ser feita. Ou seja, carro elétrica emite 11 toneladas de CO2 para ser feito. Vamos trocar 4 toneladas de gasolina, por 4 toneladas de carvão. Nenhuma vantagem. Com 4 toneladas de gasolina o carro anda 80 mil quilômetros.

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            • Z

              Zyss

              ± 3 dias

              fora que se caí um carro elétrico em uma rio, acaba com a água potável.

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          • M

            Marcos Ctba

            ± 3 dias

            Quanta idhiotice deste pessoal de marketing fazer lançamento em local de preservação ambiental. Se fosse em Cubatão ou em São Paulo. Esse Brasil tem cada um fazendo cada coisa inexplicável , que só rezando para nos livrar desta geração sem noção.

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            • Z

              Zyss

              ± 3 dias

              Ridículos, se querem transformar Noronha na nova ibiza, façam a coisa direita, com essas vidiaces só conhecem ser chacota internacional.

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              • Z

                Zyss

                ± 3 dias

                ....só começam a ser chacota internacional....

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            • C

              Carmo Augusto Vicentini

              ± 3 dias

              Hipocrisia! Uma decolagem de aeronave deve queimar mais combustível que toda vida útil da frota automotiva de Noronha. O ser humano está cada vez mais retardado.

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              • B

                Burcardo Geller

                ± 3 dias

                E como será que é produzida a energia elétrica da ilha? Quanta hipocrisia.

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                • M

                  Marcelo Martins

                  ± 3 dias

                  O governo não incentiva em nada ambientes mais sustentáveis. Continua insistindo em pré sal e não em energia renovável. O preços dos carros elétricos são proibitivos e os impostos idem

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                  • R

                    Ren Wysocki

                    ± 3 dias

                    A bateria do carro elétrico precisa de 4 toneladas de carvão para ser fabricada. Qual a vantagem em emitir 4 toneladas de CO2?

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                • G

                  GUSTAVO_RJ_70

                  ± 3 dias

                  Mkt puro. Gás carbônico é o gás da vida. Vejam vídeos de Ricardo Felício. https://youtu.be/vjpv2fftAPI

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                  • N

                    Neto

                    ± 3 dias

                    Bacana mas 90% da energia que irá abastecer esses carros será produzida na usina termelétrica de Tubarão, movida a óleo diesel. O grande desafio é abastecer a ilha apenas com energia renovável mas isto é muito mais complicado que parece.

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