• Carregando...

O Palio Weekend Elétrico da Fiat se­­rá apresentado ao público no VE 2009 – 6º Seminário e Exposi­ção de Veículos Elétricos e 1.º Work­­­shop de Tecnologias de Veí­­culos Elétri­cos, que vai ocorrer entre os dias 9 e 11 de novembro no Espaço CPFL Cultura, em Cam­pinas, interior de São Paulo. O Fiat elétrico é desenvolvido em parceria com a hidrelétrica de Itaipu, aqui no Brasil. Já foram produzidas 32 unidades do modelo que, atualmente, estão sen­do utilizadas para a realização de testes de ro­­dagem por empresas de fornecimento de energia. Neste momento, a função dessas empresas é re­­latar suas impressões sobre o carro para contribuir com melhorias.

O Palio Elétrico possui potência de 15kW e pode alcançar uma ve­­lo­­cidade máxima de 100 km/h. Além disso, ele conta com um mo­­tor refrigerado a água, que contribui para a redução de suas dimensões e peso. Uma bateria de ní­­quel, localizada no porta-malas, é responsável por fornecer energia ao veículo que promete ro­­dar 120 quilômetros com apenas uma carga completa. E pa­­­ra fa­­zer a recarga basta co­­nectá-la a uma tomada de três pinos de 220 V e aguardar oito horas. Ou­­tro destaque é que esta bateria é 100% reciclada.

Quanto à produção do veículo, apenas a carroceria foi fa­­bricada na Fiat, sendo que o mo­­­­­tor, a transmissão e as baterias foram instaladas em uma linha de montagem na Usina Hidrelétri­ca de Itaipu. Segundo Leonardo Cavaliere, supervisor de Inova­ções e Veículos Espe­ciais da Fiat, estima-se que até meados de 2010 a produção atin­­­ja um total de 50 veículos, que não terão objetivo comercial, mas sim foco no desenvolvimento e busca por alternativas mais acessíveis para esta tecnologia. Como necessita de pe­­­­ças importadas da Suíça, o preço de custo do elétrico é R$ 145 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]