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Com caracte- rísticas familiares e também aventureira, a perua Weekend ganhou um parachoque mais robusto | Divulgação/Fiat
Com caracte- rísticas familiares e também aventureira, a perua Weekend ganhou um parachoque mais robusto| Foto: Divulgação/Fiat

Quanto custa

Preços sugeridos de todas as versões do Siena, Palio Weekend e Strada

• Siena EL1.0 8V - 28.1501.4 8V - 30.970

• Palio WeekendAttractive 1.4 8V - 41.490Trekking 1.6 16V - 43.360Adventure 1.8 16V - 51.510Adventure 1.8 16V Dualogic - 53.390

• StradaWorking 1.4 8V - 31.490Working 1.4 8V CE - 34.540Working 1.4 8V CD - 38.440Trekking 1.6 16V - 38.350Trekking 1.6 16V CE - 41.150Trekking 1.6 16V CD - 45.050Adventure 1.8 16V CE - 47.490Adventure 1.8 16V CD - 51.490Adventure Dualogic 1.8 16V CD - 54.060

CE: Cabine estendida - CD: Cabine dupla

Fonte: Fiat

400 milhões

foi o montante investido pela Fiat para promover as mudanças visuais e equipar com novos itens de conforto as 15 versões dos três modelos.

  • O novo volante pode trazer comandos para o rádio e borboletas, se o câmbio for Dualogic
  • Siena, Weekend e Strada têm importância estratégica para a manutenção da liderança da Fiat no mercado

Depois de lançar o Novo Uno em 2010 e a quinta geração do Palio em 2011, a Fiat decidiu fazer de uma só vez a renovação da parte que ainda faltava de seu portfólio de compactos, ao lançar as versões repaginadas do sedã Siena EL, da perua Palio Weekend e da picape Strada – incluindo também as linhas Adventure dos dois últimos, que têm interior e exterior distintos.

Desta vez, no entanto, não houve mudanças de plataforma, como aconteceu com o novo Palio e Grand Siena, que cresceram para todos os lados. No caso dos novos Siena EL, Palio Weekend e Strada, as dimensões e motores continuam os mesmos de antes. Os novos carros foram apresentados em Recife (PE), cidade considerada a sede comercial da Fiat para a Região Nordeste, já que está construíndo sua nova fábrica naquele estado.

Com características familiares e também aventureira, a perua Weekend ganhou um parachoque mais robusto e as grades agora são com design colmeia, igual as do Freemont. Ainda na frente, os faróis de neblina se conectam com a grade inferior e o modelo ganhou mais detalhes cromados, inclusive a barra sobre a logomarca, o chamado "bigodinho", como no Fiat 500.

Por dentro, a Fiat fez mudanças no painel com o objetivo de torná-lo mais funcional. As bolsas porta-objetos localizadas nas portas agora têm um espaço próprio para garrafas e também têm espaços para levar óculos e revistas. Tem apoio para o pé do motorista e nova chave telecomando para as versões Trekking e Adventure.

O novo volante de três raios pode trazer comandos para o rádio e borboletas para a troca de marchas, se o câmbio for Dualogic. O modelo ainda pode vir equipado com sistema de som Rádio CD/MP3 ou Rádio CD/MP3-Connect com porta USB e conexão Bluetooth para o celular.

As opções de motorização continuam as mesmas: Fire 1.4 Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol); E-torQ 1.6 16V, que desenvolve potência de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol); e a E-torQ 1.8 16V, com 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol). A Adventure tem, ainda, a opção do câmbio Dualogic. Airbags dianteiros e freios ABS são de série em todas as versões da station wagon. De opcional, a Weekend oferece o Locker (bloqueio do diferencial), bancos revestidos parcialmente em couro, vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, sensor de estacionamento traseiro, subwoofer, comando do rádio no volante e volante com alavancas de seleção das marchas tipo borboleta (para a versão Dualogic).

Sedã PequenoSiena ganha nova versão de entrada

Lélio Ramos, diretor Comercial da Fiat, diz que a Weekend e o Siena EL respondem por 8,4% das vendas da montadora. Entre os sedãs compactos, o Siena EL – menor do que o expandido Grand Siena lançado em abril passado – assumiu o lugar do Fire e agora é o carro de entrada da marca nesse segmento. O novo design frontal segue as linhas da station wagon e o modelo tem novas rodas de liga leve e calotas com design mais atual na linha 2013. Internamente, o revestimento dos bancos ganhou novo tecido. O painel também é novo. O quadro de instrumentos ganhou fundo preto.

As opções de motorização para o Siena EL são o motor Fire 1.0 Flex com potência de 73 cv ou 75 cv (gasolina ou álcool) e torque de 9,5 kgfm e 9,9 kgfm, respectivamente ou o Fire 1.4 HP Flex, que tem potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol) e torque de 12,4 kgfm (gasolina) e 12,5 kgfm (etanol). Entre os opcionais para o Siena EL estão airbag duplo, freios ABS, ar-condicionado e direção hidráulica.

A Strada, líder de vendas no seu segmento e entre todos os comerciais leves, pode ser encontrada em nove versões. A cabine pode ser simples, estendida ou dupla. Os níveis de acabamento são: Working, Trekking e Adventure. E as motorizações: Fire 1.4 HP, E-TorQ 1.6 16V e E-TorQ 1.8 16V. As mudanças no visual e no painel foram as mesmas feitas para a Weekend e Siena EL.

Ramos lembra que a Strada é líder desde 2002 com quase 24% de participação no mercado de comerciais leves. As mudanças visuais e de itens de conforto e segurança promovidas nas 15 versões dos três modelos consumiram um investimento de R$ 400 milhões.

A jornalista viajou a convite da Fiat.

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