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Nova linha Cargo tem 11 modelos, com as opções de cabine-regular ou cabine-leito, em seis cores neutras. A expectativa da Ford é aumentar para 25% a sua participação no mercado de comerciais | Fotos: Divulgação/Ford
Nova linha Cargo tem 11 modelos, com as opções de cabine-regular ou cabine-leito, em seis cores neutras. A expectativa da Ford é aumentar para 25% a sua participação no mercado de comerciais| Foto: Fotos: Divulgação/Ford
  • Interior da cabine tem design moderno, novos instrumentos e diversos porta-objetos
  • O painel traz o velocímetro separado do tacógrafo
  • Cama de 1,90 m por 60 cm.

Fortaleza - Após três anos de pesquisas e desenvolvimento, a Ford lançou a nova linha Cargo 2012, um dos principais veículos do setor de transportes comerciais. Os onze modelos, sendo cinco com a opção de cabine-leito com uma cama de 1,90 metro por 60 centímetros, têm design moderno desenvolvido em parceria com os escritórios dos Estados Unidos e Europa, qualidade no acabamento e maior conforto para o motorista. O renovação faz parte da estratégia da montadora de aumentar para 25% a sua participação no mercado – hoje em 23,9% – e encostar no principal concorrente e líder do segmento, o Volkswagen Costellation, com 37,6%.

"Nós sabíamos que era preciso mudar, principalmente no conforto. Aumentamos o volume da cabine e, ao mesmo tempo, deixamos tudo ao alcance das mãos do motorista", afirma o diretor de operações da Ford Caminhões América do Sul, Oswaldo Jardim.

A nova linha é formada por modelos de 13 a 31 toneladas de peso bruto total, com as opções de cabine-regular ou cabine-leito. Em relação às cores, são seis opções neutras – branca, cinza, prata, azul e dois tons vermelhos –, o que facilita a adaptação às logomarcas dos frotistas, que representam 60% da clientela da Ford. Os outros 40% são formados por caminhoneiros autônomos.

Para desenvolver os novos modelos, a Ford buscou no público consumidor as informações e subsídios necessários para reformulação do veículo, lançado em 1986. O resultado é um caminhão mais robusto, com aparência "invocada" e interior renovado. O painel tem o velocímetro separado do tacógrafo e iluminação interna na cor Ice Blue (a mesma utilizada em automóveis, como o Chevrolet Agile). A coluna de direção tem ajuste pneumático. Entre os itens de série estão trio elétrico, luzes de leitura individuais, tomadas de 12V e 24V, ponto de ar comprimido para limpeza da cabine e preparação para instalação de som.

Apesar da afirmação dos executivos da marca que o foco é o conforto, o ar-condicionado é opcional. Segundo o diretor de operações, a opção foi baseada na opinião dos frotistas, que priorizam ao máximo a redução dos custos operacionais – e o item aumentaria o consumo de combustível. Nos caminhões que serão comercializados na vizinha Argentina, o ar-condicionado é de série.

Em relação a potência, a Ford manteve os motores Cummins de 4 e 6 cilindros, os mesmo da Volks, que são econômicos e de baixa manutenção. "Posso garantir que a nossa cesta de produtos é mais baixa do mercado", diz Jardim. As transmissões continuam sendo Eaton, da família FTS, com oito marchas mais duas reduzidas nos modelos 6x4 e 12 marchas mais uma reduzida no cavalo mecânico Cargo 1932. Ambas totalmente sincronizadas. Para garantir o desempenho das novas máquinas, a marca testou os veículos em mais de 450 mil quilômetros.

A comercialização começa no fim de abril. O preço, segundo Jar­­dim, será o mesmo do Constellation (a partir de R$ 172.328, conforme tabela de fábrica). A expectativa da montadora é conquistar o cliente pela ampla rede de 134 distribuidores exclusivos e pelas novidades do veículo.

O jornalista viajou a convite da Ford Caminhões

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