• Carregando...
Foto: Bigstock/ Divulgação
Foto: Bigstock/ Divulgação| Foto:

A Ford anunciou que fechará 7 mil postos de trabalho em todo o mundo até agosto deste ano. O número representa cerca 10% do quadro total da empresa norte-americana.

A decisão faz parte do plano de reestruturação da marca, que teve início nesta segunda-feira (20) com o desligamento de 900 funcionários. A previsão da montadora é economizar US$ 600 milhões por ano com o corte das vagas.

Em carta aos funcionários, o presidente-executivo da Ford, Jim Hackett, justificou a medida afirmando que para ser bem-sucedido numa indústria competitiva era necessário reduzir a burocracia, empoderar os gerentes (20% dos diretores de alto escalão serão demitidos), acelerar a tomada de decisão e diminuir custos.

O executivo informou ainda que no pacote de cortes estão contabilizadas as saídas voluntárias e demissões. Segundo um porta-voz da empresa, as vagas abertas serão congeladas e os cortes afetarão perto de 2,3 mil das pessoas empregadas nos Estados Unidos.

Além do corte de pessoal, o plano de reestruturação da Ford prevê também a aposentadoria gradativa de quase toda a linha de carros de passeios nos EUA. A lista tem nomes de peso como os sedãs Fusion e Taurus e as minivans B-Max e C-Max.

Na América do Sul, deixará de fabricar o Fiesta no Brasil e o Focus, que chegava ao nosso mercado via Argentina.

A medida ocorre em paralelo ao avanço da parceria da empresa com a Volkswagen. Desta aliança surgirão novos produtos no segmento de veículo comerciais, como van utilitárias, e de picapes médias, como a nova geração da Ranger, que dará origen à nova Amarok.

A dobradinha VW-Ford também apostará no desenvolvimento e produção de carros elétricos e autônomos.

>> Aliança Volks e Ford fará investimento bilionário em carros autônomos

Fim das operações no ABC paulista

Foto: Ford/ Divulgação
Foto: Ford/ Divulgação

Em fevereiro a Ford já havia anunciado o fechamento da fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde trabalham 3 mil pessoal. Com isso, a companhia não atuará mais no segmento de transporte pesados na América do Sul.

A fábrica, porém, não deverá ser desativada. O grupo Caoa está interessado no local e já negocia com a matriz nos EUA e também com o governo de São Paulo a possível compra dos ativos.

>> Caoa quer investir em caminhões da Hyundai na fábrica da Ford

A Caoa, que em 2017 passou a cuidar também das operações da Chery no mercado nacional, admitiu até que os chineses estão dispostos a produzir carros na fábrica da Ford.

Cortes na GM e na Volkswagen

A Ford é a terceira grande montadora do mundo a anunciar nos últimos tempos cortes profundos no quadro de funcionários com intuito de oxigenar a saúde financeira.

No fim do ano passado, a General Motors informou que fechará fábricas e demitirá em torno de 14 mil trabalhadores em unidades da América do Norte.

Já o Grupo Volkswagen admitiu que reduzirá entre 5 mil e 7 mil postos de trabalho como estratégia para compensar o investimento bilionário que fará no desenvolvimento e lançamento de carros elétricos e autônomos nos próximos anos.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]