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Evolução

CrossFox agora vem com transmissão automatizada I-Motion

A linha 2013 da Volkswagen traz também o CrossFox com transmissão automatizada I-Motion. O motorista pode usar o modo totalmente automático ou fazer trocas de marchas sequenciais sem precisar acionar a embreagem. As mudanças podem ser feitas usando a alavanca localizada no console ou pelas borboletas (shifts paddles) posicionadas junto ao volante.

O CrossFox I-Motion custa R$ 53.880, sendo que R$ 2.780 é o custo da transmissão automatizada.

A partir de agora, oito modelos da Volkswagen produzidos no Brasil podem ser encontrados com a tecnologia I-Motion: Gol, Voyage, Polo Hatch, Polo Sedan, Fox, SpaceFox, Space Cross e CrossFox.

Mudanças

Para marcar os 25 anos de liderança do Gol no mercado, a linha 2013 vem com dois pacotes de opcionais especiais para o Gol 1.0. O G4 também ganha itens em alguns pacotes.

Parati e Voyage vêm com pequenas alterações visuais na nova linha. Para o Polo e Golf as mudanças são um pouco mais expressivas, inclusive com redução de preço. O Polo 1.6 Hatch e Sedan, o Polo 1.6 BlueMotion e as versões de entrada Golf 1.6 e Golf 2.0 agora incorporam de série equipamentos antes oferecidos como opcionais. O mesmo acontece com as versões Sportline 1.6 e 2.0 e a Black Edition 2.0 do Golf.

Para a Saveiro Cross, as mudanças incluem a oferta de freios ABS e airbags frontais para o motorista e o passageiro, de série. As outras versões do modelo também terão, a partir da linha 2013, novos opcionais e também novos itens de série.

Depois do Polo e do Gol G4, o Fox é o terceiro modelo da Volkswagen que passa a contar com a tecnologia BlueMotion, que reduz o consumo de combustível e as emissões. Nos testes realizados pela montadora, o novo Fox BlueMotion fez 16,1 km com um litro de gasolina, rodando na cidade e na estrada. O resultado foi 12,7% melhor do que o obtido pela versão normal do carro. Com etanol, nas mesmas condições, a marca atingida foi de 10,9 km/l, 12,6% superior em comparação com a versão de série.

A nova tecnologia traz, além da economia de combustível, um pequeno aumento no preço do Fox. A versão BlueMotion 1.6 é 3% mais cara. Henrique Sampaio, gerente de Marketing do Produto da Volkswagen, diz que o modelo com duas portas sai por R$ 36.730 e o de quatro portas, R$ 38.300 (preços sugeridos).

Para que um veículo seja enquadrado como Blue­­Mo­­tion, ele precisa passar por uma série de adaptações. A grade frontal superior ganhou um formato diferenciado, com aberturas mais estreitas, para garantir a eficiência aerodinâmica. A grade inferior também teve seu perfil alterado nas laterais.

O motor EA111 ganhou nova calibração para ter seu desempenho adaptado às mudanças na transmissão, que foi alongada. No BlueMotion, o motor, que desenvolve 104 cv com etanol e 101 cv com gasolina, trabalha em rotações mais baixas às mesmas velocidades, mas consumindo menos.

Outro item que ajuda na economia de combustível é a baixa resistência do pneu ao rolamento. O Fox BlueMotion usa os chamados "pneus verdes", na dimensão 175/70 R14, que contêm maior quantidade de sílica na sua composição. A pressão de enchimento também mudou, passando de 29/28 PSI (dianteiro/traseiro) para 36/34 PSI. Segundo dados da Volkswagen, isso reduziu em 23% a resistência ao rolamento. Para manter as condições de conforto e dirigibilidade, a suspensão teve seus amortecedores recalibrados.

A economia também passa pela forma de condução. No Fox BlueMotion, o motorista pode acompanhar seu desempenho pelo indicador digital de consumo instantâneo que aparece no painel. Outro dispositivo de auxílio ao motorista para uma condução voltada à economia é o indicador digital de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser engatada por meio de um indicador numérico e por setas orientando o motorista a reduzir ou aumentar a marcha.

Na práticaEm teste, carro chega a rodar 22 km/l

A Volkswagen promoveu um teste de consumo de combustível com o Fox para a imprensa especializada na quinta-feira. Foram usados sete veículos, sendo seis BlueMotion e um da versão de série. O trecho total percorrido foi de aproximadamente 140 quilômetros (ida e volta) entre a fábrica, em São Bernardo do Campo, e o município de Embu, incluindo trechos urbanos e estrada.

Os resultados apresentaram pequenas variações em função da forma de conduzir de cada motorista e também das características dos carros. O peso dos veículos, por exemplo, variava um pouco e esse é um fator que pesa no consumo.

Ao final do teste, realizado por 14 jornalistas (sete fizeram o teste na ida e os outros sete na volta), alguns carros conseguiram alcançar a marca de mais de 22 km/l.

A jornalista viajou a convite da Volkswagen.

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