O governo federal tirou a obrigatoriedade da instalação de um dispositivo de segurança em caminhões basculantes que evita o acionamento da caçamba em movimento.
Tal situação pode ocasionar acidentes graves, principalmente quando o veículo passa debaixo de pontes, viadutos e passarelas. Em janeiro deste ano, por exemplo, um caminhão com a caçamba levantada atingiu e derrubou uma passarela na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro.
A Resolução 563 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estava em vigor desde 1.º de janeiro deste ano e foi suspensa por um ano, na semana passada. A decisão veio após encontro do deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS) com o diretor-geral do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Maurício José Alves Pereira.
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O deputado comemorou nas redes sociais a vitória da sua solicitação, publicando a foto ao lado do presidente do Contran reivindicando para si a suspensão da medida.
Segundo o site UOL, a assessoria do parlamentar afirmou que o Moreira atendeu a uma reclamação dos caminhoneiros autônomos do litoral do Rio Grande do Sul, principalmente em relação ao custo para a adaptação no veículo, que gira em torno de R$ 5 mil.
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Já o presidente da Fecam (Federação dos Caminhoneiros do Rio Grande do Sul) André Luís Costa, diz que a falta de equipamento (e não de preço) estaria afetando a circulação da frota, conforme publicou o UOL.
De acordo com Costa, cerca de 100 caminhões estava parado no pátio da Fecam por não conseguir encontrar o dispositivo no mercado.
Reprodução/TV Globo
Pela resolução, o caminhoneiro poderia escolher entre dois sistemas: um primário (chamado de ‘tipo A’) ligado à tomada de força e que emite avisos visual e sonoro quando houver o basculamento da caçamba. E o ‘tipo B’, que atua conectado ao ‘tipo A’ e desliga a tomada de força para evitar a elevação da caçamba a velocidades acima de 10 km/h.
Seria também exigido a apresentação do Certificado de Segurança Veicular (CSV) anualmente no licenciamento do veículo.
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Um levantamento da Federação Nacional dos Organismos de Inspeção Veicular (Fenive) realizado entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2018 mostrou que dos 3,4 mil caminhões basculantes testados, 58% foram reprovados. Destes, 8% não apresentavam defeitos ou ausência de dispositivos de segurança. Outros problemas estão relacionados ao sistema de freios, faróis e suspensão.
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