Mesmo no anda e para no trânsito da cidade, a GSR150i chegou a fazer 38km/l| Foto: Doni Castilho/Agência INFOMOTO

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Mudanças podiam ser mais radicais

A Suzuki GSR150i atualizou o design da Yes. A semelhança é grande. Muitos criticaram o desenho, outros tantos elogiaram, mas a verdade é que o público brasileiro esperava mudanças mais radicais na nova street da marca japonesa.

Mais refinado, a GSR150i foi preparada para atender tanto ao trabalhador (motoboy), quanto ao motociclista de final de semana. Dessa forma, a moto traz tampa do cabeçote cromada, assim como os retrovisores, e o útil bagageiro em alumínio. Há também uma nova tampa de combustível (tipo avião) e pedaleiras do piloto, ambas articuladas. O painel de instrumentos é totalmente novo e traz display em LCD que indica hodômetro total e parcial, além de indicador de marcha, permitindo fácil leitura ao piloto. A luz indicadora de falha no sistema de injeção de combustível também foi integrada ao painel. Outro ponto que merece destaque é o banco em dois níveis, muito confortável para piloto e garupa.

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Tampa do cabeçote cromada, assim como os retrovisores, e o bagageiro em alumínio são novidades
Novo painel é completo e traz até indicador de marcha
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Não é segredo para o motociclista brasileiro o fato de que quase 90% do mercado de motos no Brasil é composto pelos modelos de até 150 cilindradas. Além de mais acessíveis, as motos street de baixa cilindrada atendem às necessidades do motociclista que precisa de um veículo ágil, prático e econômico.

Fabricada na China e mon­­tada no Polo Industrial de Manaus (PIM) pela JToledo Su­­zuki Motos, a GSR150i che­­gou com novo motor de 150 cm³ e alguns detalhes que fazem desta moto uma opção também para os fins de semana. O modelo tem preço sugerido de R$ 6.829 e está disponível nas cores amarela, vermelha, pre­­ta e prata.

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A principal novidade dela não é o aumento da cilindrada, mas sim da adoção da injeção eletrônica de combustível, que melhora sua dirigibilidade e a partida a frio do pequeno monocilíndrico. Com essa eletrônica embarcada, a GSR150i ficou com uma aceleração mais linear e com certeza mais econômica. Seu consumo na cidade chegou a re­­gistrar média de 38 km/litro. O propulsor oferece potência máxima de 12 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 1,08 kgfm a 6.000, nú­­meros que permanecem iguais aos da Yes, de 125cc, lançada em 2004.

Único entre as streets com câmbio de seis velocidades, esse propulsor exige uma troca de marchas cons­­tantes na cidade para que o piloto trabalhe sempre na faixa útil do motor. De semáforo a semáforo, a GSR150i estará em quarta marcha e basta uma curva à esquerda para que a segunda seja requisitada – ou até mesmo a primeira. Todavia, ao entrar na estrada e engatar a sexta marcha, a moto roda com mais tranquilidade. Com relações mais longas, o novo motor pode rodar na mesma velocidade "girando" menos, deixando-a mais econômica.

Conjunto

O conjunto ciclístico da GSR150i não apresenta nenhuma grande novidade. Os freios, disco na dianteira e tambor na traseira, não comprometem a pilotagem, mas poderiam ser melhores. O funcionamento do tambor traseiro agradou mais que o disco dianteiro, que se mostrou borrachudo quando muito exigido.

Já as suspensões merecem destaque. O tradicional garfo telescópico na suspensão dianteira não traz nenhuma surpresa, embora tra­­balhe bem. Mas o amortecimento traseiro pressurizado a gás na suspensão bichoque, dispositivo muito parecido ao utilizado pela Dafra Apache 150, ajuda e muito o piloto, já que a moto não chega ao fim do curso quando passa por um buraco - ou remendo de asfalto, cada vez mais comum pelas ruas das cidades brasileiras.

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