Cadeira infantil no HB20 teve a estrutura abalada pela colisão| Foto: Divulgação / Hyundai

Metodologia

Nas avaliações, cada automóvel é submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simula outro carro. Para o Latin NCAP, um veículo seguro é aquele cuja estrutura não entre em colapso após uma colisão. Também deve contar com um absorvedor metálico, em aço ou alumínio, que evita a deformação das longarinas (peças estruturais atrás do para-choque), conhecido como crash box.

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EcoSport conseguiu 4 estrelas na segurança para adultos
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O Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP) divulgou esta semana o complemento de testes de colisão da terceira fase do programa. Nele foram avaliados os modelos EcoSport e HB20, ambos figurando entre os carros mais vendidos no mercado este ano. O destaque negativo foi o hatch da Hyundai, que acabou reprovado no quesito segurança para as crianças. O modelo obteve 1 estrela, onde a pontuação máxima são cinco, somando apenas 4,77 pontos em 39 possíveis.

Segundo a entidade, as crianças transportadas no banco de trás podem chocar suas cabeças na parte traseira dos assentos dianteiros. No caso do HB20, a cadeirinha infantil teve sua estrutura abalada pela alta carga recebida. O veículo também não conseguiu evitar que cabeça e peito de passageiros infantis sofressem grande aceleração, considerada acima da média pelo padrão do órgão.

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Os ocupantes adultos ficaram melhores protegidos no HB20, mas ainda distante do ideal. Foram 10,23 pontos de 16 possíveis, o que equivale a 3 estrelas. Os pontos negativos, nesse caso, foram a pouca proteção ao peito dos ocupantes e a existência de estruturas que podem causar lesões nos joelhos.

Comparado aos seus prin­­cipais rivais, o HB20 ficou atrás do Etios (4 e 2 estrelas) e do Gol 1.6 Trend e Palio ELX (ambos com 3 e 2 estrelas), avaliados no ano passado. Todos eles equipados com airbag duplo.

Já o EcoSport obteve 4 estrelas na avaliação quanto a proteção de adultos, e 3 na das crianças. O utilitário esportivo da Ford, teve um resultado um pouco inferior ao New Fiesta, com quem compartilha a mesma plataforma e que em 2012 recebeu duplo quatro estrelas nos dois quesitos. A desvantagem do jipinho é ter permitido uma forte desaceleração na altura do peito de uma criança com 18 meses. No mais, o veículo possui assentos com sistema Isofix, que prendem as cadeirinhas infantis com maior eficiência.

O Latin NCAP anunciou que a próxima fase do programa contará com testes de colisões laterais, que seguem as recomendações de segurança das Nações Unidas.

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