O SUV ganha luz diurna em led que contornam a base dos faróis.| Foto: Honda / Divulgação

Com três anos de mercado brasileiro, o HR-V ganha a sua primeira atualização. O líder de vendas entre os SUVs compactos recebe um retoque visual, mais equipamentos de série e recalibragem na suspensão.

CARREGANDO :)

Os preços da linha 2019 tiveram um aumento de até R$ 3 mil em relação a anterior e o modelo perde as versões Touring (topo) e a LX manual (de entrada). Confira os valores:

  • HR-V LX: R$ 92,5 mil (era R$ 90,2 mi)l 
  • HR-V EX: R$ 98,7 mil (era R$ 97,1 mil)
  • HR-V EXL: R$ 108,5 mil (era R$ 105,5 mil)
Publicidade

>> Brasil pode banir das ruas carros movidos a gasolina, diesel e gás

As lanternas adotam iluminação em led e lentes escurecidas. 

Por fora, o modelo adota a nova assinatura da marca, já vista no City e no Civic. A grade frontal ficou mais larga e o logotipo, mais horizontal. A peça avança sobre os novos faróis. 

O conjunto ótico duplo passa a contar com luz diurna em led na base da lente e um sistema de projetor no farol baixo que permite uma iluminação mais eficiente. 

>> CONFIRA OS ITENS DE SÉRIE DE CADA VERSÃO

Publicidade

A frente está mais robusta com o redesenhado para-choque. Ele abriga os novos faróis de neblina redondos, que substituem as peças ovais do modelo anterior. 

São novas também as rodas de liga leve de 17 polegadas, com acabamento diamantado e fundo escuro. 

Na traseira, a novidade são as guias em led incorporados pelas lanternas e acabamento escurecido na parte inferior.

>> Caça supersônico da FAB à venda custa menos que um carro popular

Novos bancos e central multimídia 

O painel de instrumentos da EXL vem com três arcos iluminados e computador de bordo incorporado. 
Publicidade

Por dentro, os bancos ganharam novos grafismos e apoio superior para a região das costas e pernas nos assentos dianteiros. Na versão EXL, os bancos adotam couro perfurado e costuras duplas. 

O console central recebeu um revestimento em preto brilhante e novos porta-copos. Detalhes cromados foram adicionados para transmitir maior sofisticação à cabine. 

A versão topo de linha traz ainda um novo painel de instrumentos com três arcos iluminados e computador de bordo incorporado. 

>> Dez opções de carros com sete lugares, novos e usados

A nova central multimídia de 7" traz as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto, além de um navegador GPS 3D integrado. 
Publicidade

O sistema de áudio também foi aprimorado. A EXL recebeu uma nova central multimídia de 7", conectada às tecnologias Apple CarPlay e Android Auto, além de um navegador GPS 3D integrado. 

De acordo com a Honda, o manuseio é semelhante a de um tablet e conta ainda com comando de voz que permite atender e realizar chamadas, reproduzir músicas, acionar o AppleCarPlay ou Android Auto, entre outras funções. 

A versão LX e EX, por sua vez, oferecem sistema de áudio com tela de 5", com conexões USB e bluetooth. A versão EX traz câmera de ré com três modos de visão.

Mais espaço com sistema de rebatimento 

O HR-V 2019 entrega mais modularidade dos bancos, com um sistema de rebatimento chamado Magic Seat. São três modos de utilização: 

  • Utility: que permite rebater os bancos traseiros e ter uma superfície plana para acomodação de bagagens; 
  • Tall: que proporciona um espaço para acomodar objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas, elevando o assento dos bancos traseiros; 
  • Long: para o transporte de volumes longos como uma prancha de surf, rebatendo também o encosto do banco do passageiro dianteiro. 
Publicidade

 Com os bancos na posição normal, o HR-V oferece 437 litros de capacidade do porta-malas.

Rodar refinado e bem-estar na cabine 

A grade frontal está mais larga e segue a nova assinatura visual da Honda. 

O HR-V 2019 também recebeu melhorias dinâmicas, que englobam suspensão, isolamento acústico e transmissão CVT. 

Foram incorporados novos amortecedores que aplicam a tecnologia de stop hidráulico. Ela suaviza as incômodas batidas no fim de curso da suspensão quando se passa por um buraco ou por uma lombada em maior velocidade. 

A equipe de engenharia da Honda também melhorou o isolamento do habitáculo em pisos esburacados e uma rolagem da carroceria de forma mais progressiva em curvas. 

Publicidade

Segundo a montadora, isso reflete numa evolução da estabilidade direcional, controle em aceleração lateral, conforto de rodagem e maior conforto ao encarar pisos irregulares. 

O SUV compacto recebeu um novo pacote acústico, com a adoção de novos isolantes em pontos estratégicos da carroceria, reduzindo o ruído de rolagem, bem como do motor em acelerações. A versão EXL recebeu um pacote adicional nas portas e assoalho. 

A transmissão CVT, por sua vez, recebeu uma nova calibragem, que torna mais progressiva a aceleração nas condições de "anda e para" do trânsito, fazendo com que a rotação do motor não suba excessivamente em situações de aceleração. 

O HR-V mantém o motor 1.8 16V FlexOne, de 139/ 140 cv, associado ao câmbio CVT, com sete velocidades simuladas e aletas para trocas de marchas no volante, nas versões EX e EXL. 

A linha 2019 estreia a nova cor azul cósmico metálica.

Publicidade
Assista ao vídeo de divulgação do novo HR-V:

Itens de série de cada versão:

HR-V LX CVT

Ar-condicionado; freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold; piloto automático; faróis de neblina; vidros elétricos com um toque para subida/descida; destravamento do porta-malas por controle; controle de tração e de estabilidade (VSA); assistente de partida em rampa (HSA); e luzes de frenagem de emergência (ESS). 

HR-V EX CVT

+  ar-condicionado digital com manuseio touchscreen; airbags laterais; borboletas para trocas de marcha (simulada) no volante;  e volante com revestimento em couro. 

HR-V EXL CVT

+ bancos revestidos em couro; airbags laterais do tipo cortina; acendimento automático dos faróis; acabamentos cromados ao redor dos alto-falantes e saídas de ar do painel; espelhos retrovisores com rebatimento elétrico; e função tilt down em marcha a ré.

Publicidade
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM