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A frente sofreu uma leve reestilização, com novos desenhos para faróis, capô e grade | Fotos: Honda
A frente sofreu uma leve reestilização, com novos desenhos para faróis, capô e grade| Foto: Fotos: Honda
  • O interior mantém o painel de dois andares e alavanca do freio de mão em
  • A principal modificação ocorreu na traseira, que agora tem lanternas na vertical

A versão da nona geração do Civic, que já tinha se mostrado como conceito no Salão de Detroit em janeiro, foi apresentada pela Honda nos Estados Unidos, onde a estreia será ainda neste semestre. Diferentemente do que ocorreu em 2007 no lançamento do Civic atual, não houve a mesma revolução no desenho, mas uma atualização do que existe hoje e ainda faz sucesso. O modelo será comercializado por lá nas versões sedã, cupê, híbrido, HF (motor movido a GNV) e o esportivo Si.

A frente do automóvel continua muito parecida com a atual, apenas com novos desenhos para faróis, capô e grade, que ganharam uma concepção mais conservadora, assim como os desenhos dos para-choques e grade frontal. As laterais também ficaram muito semelhantes.

A principal modificação foi na traseira que agora tem lanternas na vertical. O interior mantém a receita do painel de dois andares e alavanca do freio de mão em "Z", mas com um estilo mais atual. Outras diferenças são o volante multifuncional redesenhado e o aumento da parte superior, que passa a abrigar uma pequena tela ao lado do velocímetro digital.

Nos Estados Unidos, o Civic será vendido nas carrocerias cupê e sedã com motor de 1,8 litro nas versões HF e GX com 140 cavalos, 2,4 litros com 202 cv e 23,5 kgfm de torque na versão Si e o híbrido de 1,5 litro associado a um propulsor elétrico.

O sedã na versão americana mantém motor 1.8 i-VTEC de 141 cv, com ajustes para consumir menos combustível: roda 16 km/l combinando os ciclos urbano e rodoviário. A versão HF, que usa o mesmo bloco, porém movido a gás natural, percorre em média 17,1 km/l. Já o Civic Hy­­brid combina o propulsor 1.5 ao gerador elétrico (alimentado por baterias de ion-lítio) para rodar em média 19,1 km/l e seu câmbio é CVT.

A versão Si, por outro lado, tem motor totalmente novo associado ao câmbio manual de 6 marchas. Porém, a Honda ainda não divulgou dados sobre o desempenho.

Civic brasileiro

No Brasil, a nova geração manterá o mesmo motor 1.8 16V i-VTEC flex com seus 140 cv nas opções com câmbio manual e automático, ambos de 5 marchas. Porém, o modelo esportivo Si nacional deve ser retirado do mercado por conta de seu baixo volume de vendas. O mo­­delo começa a ser fabricado em Sumaré (SP) a partir de julho, com início das vendas previsto para agosto. A marca não divulgou mais detalhes sobre a versão brasileira e nem a tabela de preço.

Antes de se despedir, o atual Civic ganhou a versão LXL SE, que passou a ser a configuração de entrada do modelo. A novidade já está nas lojas e conta com sensor de estacionamento, ar-condicionado automático digital, faróis de neblina, retrovisores elétricos dobráveis com luz indicadora de direção, volante de três raios revestido em couro e rodas de liga leve de 16" com design exclusivo. Os preços sugeridos partem de R$ 67.430.

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