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As motos da nova geração da Husqvarna foram mostradas no Salão de Milão e cativaram os visitantes | Divulgação/Husqvarna
As motos da nova geração da Husqvarna foram mostradas no Salão de Milão e cativaram os visitantes| Foto: Divulgação/Husqvarna
  • A SMS 630 ie é uma moto urbana, que também pode encarar uma estrada com curvas sinuosas e retas curtas
  • Feita para encarar trilhas e competições off-road, a TE 630 ie conta com suspensão invertida na dianteira

Com propostas de uso completamente distintas, a Husqvarna começa a vender na Europa a su­­permoto SMS630 ie e a enduro TE630 ie. Apresentadas no Salão de Milão 2009, ambos os modelos compartilham o mesmo mo­­tor monociclíndrico de 600 cm³ de capacidade cúbica. As versões de rua e off-road também dividem um belo design, traduzido pelas peças plásticas e pelos escapes de dupla saída. As diferenças ficam por conta das rodas e pneus, ajustes de suspensão e dis­­cos de freios. Ficou claro que depois que a BMW Motorrad as­­sumiu o controle acionário da Husqvarna, as novas gerações de produtos da marca apresentaram mais qualidade e ganharam mais confiança dos motociclistas europeus.

Para iniciar um projeto inovador, os engenheiros da "Husqy" pensaram em desenhar um mo­­tor totalmente novo, com maior capacidade cúbica. Esta é a grande novidade da nova linha 630 2010. Com duplo comando no cabeçote (DOHC), herdados dos modelos de competição da mar­­ca e refrigeração líquida, o no­­vo propulsor tem 20% a mais de potência se comparado à sua antecessora, de 570cc. Porém, os números de torque e potência máxima não foram divulgados pelo fabricante.

Para oferecer respostas mais rápidas, a SMS630 ie e TE630 ie ganharam injeção eletrônica de combustível, desenvolvida em parceria com a empresa japonesa Mikuni. Os modelos supermotard e enduro também compartilham da mesma embreagem, já que também o peso em ordem de marcha é exatamente igual.

Tipo de uso

A SMS 630 ie é uma moto urbana, que também pode encarar uma estrada, de preferência, com curvas sinuosas e retas curtas. O trem dianteiro é comporto por garfo telescópico invertido (upside-down) da grife Mar­zocchi, com tubos de 45 mm e 250 mm de curso. Para completar, grande disco flutuante com comando hidráulico e pinça ra­­dial de 320 mm. Na parte traseira, suspensão progressiva com sistema "Soft Damp", monoamortecedor hidráulico e regulagem na mola. O conjunto Sachs oferece 290 mm de curso. Para auxiliar na frenagem, esta versão conta com disco de 220 mm. Para ajudar no trabalho de amortecimento a motard conta com pneus de perfil esportivo nas medidas 3,50"x17" (D) e 4,24x17" (T). A moto pesa 158 quilos (a seco).

Feita para encarar trilhas e competições off-road, a TE 630 ie conta com suspensões invertida na dianteira, com tubos de 45 mm e 270 mm de curso, também da Marzocchi. E, na traseira, sistema "Soft Damp", com monoamortecedor hidráulico, porém com 320 mm de curso. Ou se­­ja, a moto tem suspensões de longo curso, ideais para ab­­sorver os impactos causados por terrenos irregulares.

Para oferecer maior agilidade, a TE 630 ie está equipada com rodas raiadas de me­­didas 1,6"x21" (D) e 1,15"x18" (T). A moto off-road está calçada com pneus Pirelli Met­­zeler Karoo, que lhe confere uma melhor tração, principalmente para as provas de enduro. Segundo o fabricante, a TE 630 ie pesa 150 quilos (a seco).

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