Líder de vendas no Brasil no segmento de SUVs médios, o ix35 acaba de ganhar uma reestilização de meia vida. A linha 2016 adota a grade hexagonal que padroniza a Hyundai globalmente, além de ganhar recheio de equipamentos e duas novas versões.
A novidade parte R$ 99.990, o mesmo preço cobrado pela única configuração vendida até então, e a vai até R$ 122.990.
Apesar de a tabela inicial não ter mudado, na prática a configuração de entrada ficou mais pelada. Perdeu itens como ar digital de duas zonas, piloto automático, GPS, partida por botão e rack de teto, disponíveis agora a partir das versões mais caras.
A série limitada Launching Edition marcará esta transição de linha. Serão 300 unidades produzidas e identificadas na cor laranja – 176 da intermediária e 124 da topo de gama.
A grade traz três filetes cobrindo parcialmente a colmeia interna, ambas contornadas pela moldura hexagonal.
O conjunto óptico superior recebeu projetor e uma fita em led. Já o farol de milha foi redesenhado e conta com molduras em sintonia com a grade frontal. A adição de um spoiler dianteiro complementa o pacote externo. Na traseira, as lanternas não sofreram alterações no formato, apenas na disposição dos elementos internos.
’Mais fraco’
Apesar de manter o mesmo motor há dois anos, houve uma recalibração da central eletrônica que fez o ix35 ficar menos potente. A cavalaria caiu de 169 cv na gasolina e 178 cv no álcool para 157 e 167 cv, respectivamente. A Caoa diz que o ajuste foi necessário para atender as normas de emissões mais severas em outros mercados. O ruído do bloco continua a surgir em altas rotações. É preciso pisar levemente no acelerador para evitar o grito enquanto o câmbio busca a próxima marcha.
Itens de série
A versão básica traz som com bluetooth, bancos parcialmente em couro, rodas aro 18, ar-condicionado com saída também para os bancos traseiros, direção elétrica, sensores de iluminação e de ré, retrovisores rebatíveis eletricamente e faróis de led.
A intermediária agrega entrada e partida sem chave, piloto automático, volante multifuncional, rack de teto e multimídia com GPS, DVD e câmera de ré. As primeiras 4,5 mil unidades trarão airbags laterais e de cortina.
ix25 deverá ser nacional em 2016
Leia a matéria completaA topo da gama acrescenta ainda volante, bancos e manopla do câmbio em couro, ar digital de duas zonas, maçanetas cromadas, banco do motorista com ajustes elétricos, lanternas traseiras em led, airbags laterais e de cortina e teto solar panorâmico. Apenas nesta configuração há controles de tração e estabilidade.
FOTOS: Veja outras imagens do carro.
A parte mecânica foi mantida. O SUV vem com o motor 2.0 flex, de até 167 cv e 20,6 kgfm. O bloco é associado ao câmbio automático de seis marchas com trocas sequenciais.
Segundo a Hyundai, o ix35 registrou uma alta de vendas no primeiro semestre de 15,9% , comparado ao mesmo período em 2014, passando de 7.025 para 8.142 unidades . A meta da empresa é emplacar de 1,4 mil a 1,8 mil unidades/mês com a nova linha.
A garantia é de cinco anos, sem limite de quilometragem. O cliente também recebe o serviço de assistência 24 horas, com cobertura em todo o território nacional no primeiro ano
*O jornalista viajou a convite da Hyundai
Concorrência
Compara o ix35 com os seus principais rivais:
Hyundai ix35 |
Motor | 2.0 Flex |
Potência/ torque | 167 cv/20,6 kgfm |
Câmbio | Automático (6 marchas) |
Dimensões | 4,41 m (C), 2,64 m (EE), 1,82 m (L) e 1,65 m (A) |
Vel. máxima | não divulgado |
0 a 100 km/h | não divulgado |
Porta-malas | 728 l |
Preço | a partir de R$ 99,9 mil |
Mitsubishi ASX |
Motor | 2.0 a gasolina |
Potência/ torque | 160 cv/ 20,1 kgfm |
Câmbio | Manual (5 marchas) e CVT |
Dimensões | 4,29 m (C), 2,67 m (EE), 1,77 m (L) e 1,61 m (A) |
Vel. máxima | 190 km/h |
0 a 100 km/h | 9,6 s |
Porta-malas | 409 l |
Preço | a partir de R$ 88.490 |
Kia Sportage |
Motor | 2.0 Flex |
Potência/ torque | 178 cv/ 21,4 kgfm |
Câmbio | Automático (6 marchas) |
Dimensões | 4,44 m (C), 2,64 m (EE), 1,85 m (L) e 1,64 m (A) |
Velocidade máxima | 182 km/h |
0 a 100 km/h | 12,2 s |
Porta-malas | 740 l |
Preço | a partir de R$ 99,9 mil |
Audi Q3 |
Motor | 1.4 turbo a gasolina |
Potência/ torque | 150 cv/ 25,5 kgfm |
Câmbio | Automatizado (7 marchas) |
Dimensões | 4,38 m (C), 2,60 m (EE), 1,83 m (L) e 1,59 m (A) |
Velocidade máxima | 204 km/h |
0 a 100 km/h | 8,9s |
Porta-malas | 460 l |
Preço | a partir R$ 127.190 |
Toyota RAV4 |
Motor | 2.0 a gasolina |
Potência/ torque | 145 cv/ 19,1 kgfm |
Câmbio | CVT |
Dimensões | 4,57 m (C), 2,66 m (EE), 1,84 m (L) e 1,71 m (A) |
Velocidade máxima | 170 km/h |
0 a 100 km/h | 13s |
Porta-malas | 547 l |
Preço | R$ 120.850 |
AT: câmbio automático. ATM: câmbio automatizado. (C): comprimento. (EE): entre-eixos. (L): largura. (A): altura. |
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