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Sistema de tração All Surface Progress Control identifica todos os tipos de terreno e aplica a aderência necessária em situações críticas. | Fotos: Fernanda Freixosa/Jaguar
Sistema de tração All Surface Progress Control identifica todos os tipos de terreno e aplica a aderência necessária em situações críticas.| Foto: Fotos: Fernanda Freixosa/Jaguar

A Jaguar começa a vender oficialmente o sedã XE, porta de entrada da marca inglesa. O modelo é oferecido em quatro versões e parte de R$ 169,9 mil na motorização 2.0 turbo, de 240 cv e 34 kgfm de torque, e vai a R$ 299 mil na esportiva 3.0 V6, de 340 cv e 45,0 kgfm.

O XE busca conquistar um espaço no concorrido segmento de sedãs premium, hoje dominado pelo trio alemão BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4.

A tarefa não será fácil, mas o carro tem atributos de sobra para incomodar os rivais, como pudemos constatar no circuito Velo Cittá, em Mogi Guaçu (SP).

A versão usada na pista foi a topo de linha S e seu nervoso propulsor 3.0 V6 3.0 Supercharged, capaz de levá-lo de zero a 100 km/h em apenas 5,1 segundos e atingir a velocidade máxima de 250 km/h

A versão R-Sport 2.0 (R$ 199,9 mil), de 240 cv, é tido pela marca como a que irá dominar o mix de vendas do modelo.

O modelo possui 75% da plataforma feita em alumínio. Por isso, são ‘apenas’ 1.665 kg de peso, o que confere uma relação peso/potência de 4,9 kg (na Europa, abaixo de 8 kg/cv é considerado carro esportivo) - no 2.0, de 1.530 kg, esta relação é de 6,4 kg/cv.

A estabilidade e segurança são o ponto alto do Jaguar. Ele vem equipado com o sistema de tração All Surface Progress Control (ASPC), que melhora aderência em situações críticas, como o piso molhado no momento do teste.

Há ainda o sistema de vetorização de torque, que maximiza o controle nas curvas mais fechadas, além do Jaguar Drive, que ajusta o carro de acordo com a exigência do terreno.

Na estrada, andamos com o R-Sport 2.0 (R$ 199,9 mil), tido pela marca como a versão que dominar o mix de vendas. O conteúdo tecnológico e os recursos de segurança tornam a dirigibilidade agradável e segura.

Destaque para os materiais de acabamento em couro e fibra de carbono que revestem o painel, além do head-up display, que projeta no para-brisas informações como velocidade, marcha atual e sistema de navegação GPS.

A sofisticação e o luxo no acabamento, típicos da Jaguar, estão por toda a cabine.

As duas motorizações são associadas a uma transmissão automática de oito velocidades, com opção de trocas sequenciais no volante.

Vale ressaltar que muitos dos traços do XE foram inspirados no esportivo de carteirinha F-Type. Não à toa, o sedã foi eleito o carro mais bonito do Salão de Paris de 2014.

*O jornalista viajou a convite da Jaguar

O que ele traz

Versões e preços do XE:

2.0 Pure

R$ 169,9 mil

Câmbio automático de 8 velocidades, bancos e volante multifuncional em couro, tela multimídia de 8” com rádio USB/AUX/ Bluetooth, acabamento em preto brilhante, stop/start, sistema de monitoramento de pressão nos pneus, faróis de xenônio, luz diurna em led, sistema de tração All Surface Progress Control, Jaguar Drive, sistema de vetorização de torque, GPS e sensor de ré.

2.0 Pure Tech

R$ 177 mil

Acrescenta teto solar, câmera de ré e sensores de chuva e de estacionamento dianteiro.

2.0 R Sport

R$ 199,9 mil

Agrega suspensão e bancos esportivos, faróis adaptativos, assistente de farol alto, coluna de direção ajustável eletricamente, memória de regulagem dos assentos , rodas aro 18 na cor preta, sistema de som com 11 alto-falantes, saias laterais, para-choques diferenciados e aerofólio traseiro.

3.0 V6 S

R$ 299 mil

Adiciona amortecedores eletrônicos adaptativos, head-up display, controle de cruzeiro adaptativo, chave com sensor de presença, sensor de estacionamento 360°, monitor de ponto cego, para-choque dianteiro com entradas de ar maiores, pinças de freio na cor vermelha e rodas de 19”.

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