Ficha técnica
Kia Optima
Motor: 2.0 16v
Potência: 180 cv a 6.000 rpm
Torque: 23,6 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: automático de seis velocidades
Entreixos: 2,80 m
Porta-malas: 437 litros
Pneus: 225/45 R18
Peso: 1.551 kg
Preço: a partir de R$ 96,9 mil
Saiba mais
Kia Optima compartilha a plataforma e o motor Theta II 2.4 l com o primo Sonata, da Hyundai.
Hybrid A Kia pretende importar a versão híbrida do Optima. Viria a conta-gotas e apenas para satisfazer aquele endinheirado que também pretende levar para a garagem a cultura da sustentabilidade. Deve chegar às lojas pouco antes do Salão do Automóvel, em outubro. Não se falou em preço, mas brigará com o Fusion Hybrid, que custa R$ 133 mil.
Fábrica A implantação de uma fábrica da Kia no país continua a ser um projeto distante. Segundo o presidente no Brasil, José Luiz Gandini, os executivos na Coreia do Sul não querem nem ouvir falar sobre o assunto.
Rio A vinda do Kia Rio foi adiada. Seria concorrente de peso para Ford New Fiesta Hatch, VW Polo e Fiat Punto. O carrojá está homologado para o mercado nacional com um motor movido a gasolina, porém não há volume de produção na Coreia do Sul para trazê-lo.
Ao volante
Direção divertida e segura na estrada
A reportagem rodou com o Optima por rodovias próximas a Campinas (SP). E antes dar a partida, avaliamos o conforto interno. Motorista e passageiro da frente ficam bem acomodados com o contorno envolvente dos bancos, e há folga para pernas e cabeça de quem viaja atrás.
Ao ganhar a estrada, os controles de estabilidade e de tração fazem com que o condutor nem perceba a rápida subida da velocidade e encare uma curva mais sinuosa sem tirar o pé do acelerador.
O desempenho dos 180 cv não chega a ser de um esportivo, mas é divertido e ágil. A direção tem respostas diretas. Basta um leve giro no volante para o carro todo obedecer a mudança de trajetória. A caixa automática oferece arranques suaves e progressivos. Só mesmo olhando no conta-giros para notar que houve mudança na marcha.
O paddle shift (borboletas)atrás do volante para a troca manual pode ser acionado com o câmbio no modo D (Drive). Já a suspensão absorve bem as pequenas imperfeições de pista. Segundo a Kia, molas e amortecedores foram recalibrados para uso no Brasil.
O Optima traz ainda a tecnologia Eco System que, ao ser acionado, otimiza a operação do conjunto motriz e regula a utilização do ar-condicionado, visando a condução mais econômica.
"Que me desculpem os concorrentes, mas beleza é fundamental!". A célebre frase de Vinícius de Moraes sobre a mulher pode ser adaptada para resumir o impacto que o Kia Optima causa num primeiro olhar. A frase até foi usada da forma descrita acima durante a apresentação oficial do carro à imprensa esta semana. As linhas modernas e agressivas são alguns dos encantos da novidade que já está nas concessionárias.
O sedã médio-grande passa a ser uma opção para quem precisa de um veículo espaçoso e potente e quer fugir do visual clássico típico dos três volumes. Ficará posicionado entre o médio-compacto Cerato e o grande Cadenza, custando R$ 96,9 mil, mas podendo chegar a R$ 105,9 mil caso o cliente opte pelo teto solar duplo panorâmico, chave inteligente com botão de partida Start/Stop e faróis de xenônio.
Sucessor do Magentis, mas que em nada lembra o antigo modelo descontinuado em 2010, o veículo é impulsionado por um motor a gasolina de 2.4 litros 16v, que rende 180 cavalos e torque máximo de 23,4 kgfm. Seus rivais diretos são o Ford Fusion 2.5 l (173 cv) e o Hyundai Sonata 2.4 l (178 cv), mas a Kia ainda coloca o Mercedes-Benz C180, o VW Passat e o BMW 320i como potenciais concorrentes.
A marca decidiu trazer apenas a versão com câmbio automático sequencial de seis marchas. O sistema dá a opção da troca via borboletas atrás do volante.
Visual
A dianteira traz a grade-assinatura da Kia, a chamada "boca de tigre", cercada pelos faróis de dupla parábola. O charme a mais fica por conta luz diurna em LED e os faróis de neblina separados pela entrada de ar. Para destacar este conjunto, um fundo preto que corta o para-choque de um lado ao outro.
O visual, na verdade, beira a esportividade. Ele é realçado pelas rodas aro 18" com pneus de perfil baixo (225/45) e pela linha de cintura alta, com caimento acentuado do teto até a coluna coluna C. O modelo não economiza em LEDs, que também aparecem nas lanternas traseiras. Por tudo isso, será difícil o Optima circular pelas ruas sem ser notado e, certamente, admirado.
Ao entrar na cabine, o motorista se depara com um painel estilo "cockpit" de avião. A angulação de quase 10° deixa os comandos do console sempre a mão. O esmero no acabamento é compatível com a proposta do sedã. O interior pode ser monocromático em preto ou em dois tons com o bege.
Completo
O Optima vem com um pacote completo de itens, como ar-digital dual zone com saída traseira; bancos de couro, sendo o do motorista com ajuste elétrico e memória; computador de bordo; câmera de ré com visor LCD no espelho retrovisor; piloto automático; sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento; airbags frontais, laterais e de cortina; freios com ABS; controles eletrônicos de estabilidade e tração, entre outros.
A meta da Kia é comercializar perto de 3,2 mil unidades até o fim do ano. Número que, segundo o presidente José Luiz Gandini, poderia ser maior se o volume de importação não fosse limitado em cerca de 210 unidades mensais, que serão distribuídas pelas 167 concessionárias da marca. Ou seja, quem pretende comprar um Optima pode se preparar para esperar na fila. As cores disponíveis são preto, prata e branco.
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Sem GPS
Os primeiros lotes do Kia Optima não oferecem o sistema de navegação, nem como opcional. Mas, segundo a marca, o GPS estará disponível a partir do segundo semestre Já a tecnologia Bluetooh, que tem entre outras funções, atender o celular usando o sistema de áudio do carro, é um recurso que faz falta para um modelo desta categoria.
O jornalista viajou a convite da Kia do Brasil
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