Em seu segundo mês nas ruas, o Renault Kwid já consegue um feito que nenhum outro modelo havia conseguido há tempos: desbancou um dos campeões de vendas no mercado.
O subcompacto tirou a vice-liderança do Hyundai HB20 no volume de emplacamentos de setembro. Somou 10.359 unidades contra 8.530 no rival, que também foi ultrapassado pelo Ford Ka, 8.727.
O Chevrolet Onix continua soberano na ponta do ranking com 17.236 veículos comercializados, segundo números da Fenabrave (associação que reúne as concessionárias do país).
LEIA MAIS: Conheça o Toyota Yaris que será feito no Brasil para brigar entre os compactos
De quebra, o Kwid foi o responsável direto por colocar a Renault entre as quatro marcas que mais venderam automóveis no mês passado.
A montadora francesa tirou o quarto lugar da Hyundai, conquistando assim a sua melhor posição em 19 anos de Brasil, quando inaugurou a fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná.
Foram 20,5 mil carros emplacados, metade só com o Kwid, enquanto Sandero (3.967), Captur (1.144) e Duster (943) tiveram desempenho bem abaixo de suas médias dos últimos meses.
Chevrolet (cerca de 35 mil), Fiat (25 mil) e Volkswagen (23 mil) estão nas primeiras colocações, respectivamente, considerando apenas as vendas de automóveis e comerciais leves. A Ford conseguiu ficar na quinta posição, ficando à frente da Hyundai, que caiu para sexto, seguido de Toyota, Honda, Nissan e Jeep.
Mês cheio
Lançado oficialmente na primeira semana de agosto, o Kwid teve em setembro seu primeiro mês cheio de entregas aos compradores que fizeram a reserva em junho e julho.
Foram mais de 4 mil unidades de vantagem sobre a soma de emplamentos dos dois principais concorrentes no segmento de subcompacto: Fiat Mobi (3.603, em 16.º) e Volkswagen up! (2.560, em 29.º).
O Kwid também vem roubando clientes do irmão maior, o Sandero. O hatch despencou na tabela, saindo do 7.º lugar em agosto (6.065) para o 12.º no mês seguinte (3.957).
LEIA MAIS: Novidades no ranking: os 10 carros flex mais econômicos no Brasil
Agora que o seu novo best-seller subiu no pódio, a expectativa da Renault é que a novidade permaneça na posição por um longo período. Tanto que a produção do carro acontece em três turnos, com 60 unidades feitas por hora - o que dá um veículo por minuto saindo da linha de montagem.
Fiat Argo escala posições
Outro destaque é Fiat Argo, que aos poucos começa a ter maior participação na segmento de hatch compacto. Com 4.124 exemplares vendidos, o modelo aparece na 11.º colocação - em agosto, ele finalizou na 16.ª colocação.
A surpresa foi o bom desempenho do VW Fox (4.971), na oitava colocação. O hatch teve a linha 2018 reduzida a apenas duas versões e pelo jeito deve se aposentar em breve com a chegada do Polo.
LEIA MAIS: O início do fim: Volks enxuga as versões do Fox e acaba com o CrossFox
No duelo dos SUVs/ crossovers, o Jeep Compass volta a liderar depois de cair para quarto em agosto. Ele contabilizou 4.179 unidades licenciadas, ocupando o 10.º posto no ranking. O rival mais próximo, o Honda HR-V, ficou em 15.º no geral, com 3.782.
Na sequência estão Hyundai Creta e Nissan Kicks, outro destaque de setembro, que travaram um duelo apertado, com diferenças de apenas 18 carros (3.466 a 3.448).
Entre as picapes, a Fiat Strada confirma a retomada nas vendas após meses de queda e abre vantagem no duelo caseiro com a Toro - 4.621 contra 3.918.