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A nova versão da CRF 250R está melhor para trabalhar em baixas e médias rotações | Divulgação/Honda
A nova versão da CRF 250R está melhor para trabalhar em baixas e médias rotações| Foto: Divulgação/Honda
  • O grafismo do modelo 2012 da CRF 450R foi remodelado. Ela ganhou um motor mais leve e compacto

As motocicletas Honda produzidas especialmente para o fora de estrada foram remodeladas em sua versão 2012. Anunciadas na Eu­­­ropa este mês, as novas CRF450R e CRF250R ganharam melhorias no motor, suspensões e grafismo. E, aproveitando a etapa brasileira do Mun­dial de Motocross, que ocorre em 22 de maio em Indaiatuba (SP), re­­velamos os modelos 2012 da linha off-road da marca nipônica.

No Brasil, as motos de competição são adquiridas sob encomenda e vendidas somente nas concessionárias que trabalham com motos importadas. Em Curitiba, elas po­­dem ser encontradas nas lojas Mo­­tonda Imports e Blokton Imports. Ambas as motos tinham passado por uma reformulação há pouco tempo. A CRF 450R ganhou injeção eletrônica e muitas melhorias em 2009; enquanto que sua irmã mais nova foi "passada à limpo" em 2010. Ou seja, não é muito cedo para novas alterações? A fabricante japonesa acha que não, então vamos a elas.

MX1

A moto que disputa a categoria máxima do motocross internacional é a CRF 450R. Dotada de um motor monocilíndrico de quatro tempos e arrefecido a água, a CFR 450R foi feita para os "profissionais da terra". As novidades do modelo 2012 são muitas. O link traseiro, que liga a suspensão ao quadro, e que tem a função de amenizar o impacto, é totalmente novo. Com a nova ligação Pro-Link, a 450R ganhou mais tração e um me­­lhor retorno da suspensão.

Ainda nas suspensões, a mola do sistema traseiro foi aperfeiçoada e agora trabalha em maior harmonia com o quadro, aumentando o controle do piloto tanto na subida do salto, quanto na aterrissagem. Ainda em função do off-road, é claro, a CRF 450R 2012 tem novas pedaleiras, mais amplas, para uma maior estabilidade.

O motor, mais leve e compacto, permanece com as 449,5 cm³ de capacidade declarada — a fabricante não divulgou a potência, nem o torque máximo. Já a injeção eletrônica de combustível foi otimizada, deixando a moto com melhor desempenho e com menos barulho. Assim, a injeção eletrônica impulsiona a moto para ganhar terreno sem patinar.

MX2

Também pertencente às pistas de motocross de todo o mundo, a CRF 250R é a representante da categoria MX2 no Mundial de Motocross. E ela também está diferente no modelo 2012. A começar pela cabeça do cilindro. Em novo formato e com novas válvulas de escape, a versão 2012 da CRF 250R oferece agora um melhor desempenho também em baixas e médias rotações.

A fim de entregar uma aceleração mais linear ao piloto, a 250R ganhou um novo corpo do acelerador. A terceira geração do motor Unicam também faz parte da nova CRF 250R. Assim como a sua irmã mais velha, a 250R tem um novo Link na suspensão traseira, oferecendo uma maior estabilidade ao modelo.

Aliás, a CRF 250R 2012 recebeu novas suspensões, tudo para transmitir mais confiança ao piloto em terrenos adversos. Na frente, a moto traz garfo telescópico da marca Showa e tubos com 48 mm de diâmetro e 310 mm de curso. Já a nova suspensão traseira traz novo Link e um mo­­noamortecedor, também Showa, com curso de 310 mm. As pedaleiras também estão maiores no modelo que disputa o Mundial de MX2. Detalhe: o sistema de freios é igual nos dois mo­­delos, ou seja, disco simples de 240 mm em am­­bas as rodas.

Infelizmente a Hon­­da ainda não di­­vul­­gou os preços dos no­­vos modelos off-road.

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