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O jogador Neymar, do Santos, é novo garoto-propaganda da Volkswagen | Divulgação
O jogador Neymar, do Santos, é novo garoto-propaganda da Volkswagen| Foto: Divulgação

A partir deste mês o Co­­rinthians Paulista passa a estampar na ca­­mi­­sa o logotipo da Hyun­­dai. É mais um caso de marca automotiva que entra em campo para patrocinar clubes de futebol. Recentemente, o arquirrival Palmeiras fechou con­­trato com a Kia em substituição a outra montadora, a Fiat. No Paraná, a Renault ocupou espaço na camisa do Malutron na virada do milênio, clube que depois virou J. Malucelli e hoje é Corinthians Paranaense. Essa relação com a paixão do brasileiro é antiga. Quem não se lembra da dupla Grenal carregando os nomes Corsa e Astra, da Chevrolet, ou Fiat Stilo e Doblò por Atlético-MG e Cruzeiro.

Mas a participação das marcas não se restringe apenas aos uniformes. Muitas competições levam o nome de fabricantes. A própria Chevrolet, por exemplo, se firmou como naming rights (direito sobre a propriedade de nome) dos campeonatos paulista, goiano e paranaense. Oficialmente, a disputa em São Paulo se chama Paulistão Chevrolet 2012, no entanto, o desafio das empresas é fazer com que as emissoras de rádio e televisão se comprometam a usar a identificação completa do evento – por aqui isso não ocorre.

Para driblar essa situação, as marcas aplicam seus logos em placas nos estádios, nos painéis de entrevistas que ficam atrás dos jogadores e técnicos, nos ingressos e nos materiais promocionais pré-jogo. Além disso, carros são levados e ficam estacionados dentro do campo, geralmente em uma região próxima do goleiro.

A Toyota é outra que busca alcançar o cliente através da paixão pelo futebol. Há 14 anos está ligada à Copa Li­­bertadores da América e ao Mun­­dial Interclubes, no Japão.

Já a Volkswagen é a patrocinadora da seleção até a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Um fator que contribuiu para a parceria é o fato de o nome do carro mais vendido da VW no país, o Gol, fazer alusão direta ao futebol. Na Alemanha, é dona do Wolfsburg.

A VW também acaba de fechar contrato com o jogador Neymar, 20 anos, do Santos. Pelo acordo, que vai até 2016, o novo garoto-propaganda da marca participará de uma série de campanhas publicitárias, de eventos e usará modelos da Volks no seu dia a dia.

Em campoAs fabricantes automotivas geralmente são as principais patrocinadoras dos clubes.

Chevrolet

Nos fins dos anos 90, Grêmio e Internacional, do Rio Grande do Sul, adotaram a marca da GM em suas camisas, citando os veí­culos Corsa, Astra, Vectra, S10, Celta e o Banco GM. Desde 2010, ela patrocina o Cerâmica Atlético Clube, time de Gravataí, cidade na qual a GM fabrica o Celta e o Prisma.

Fiat

O mesmo expediente da Chevrolet no Rio Grande do Sul foi adotado pela Fiat em Minas Gerais. A montadora patrocinou Cruzei­ro e Atlé­­tico-MG, estampando os nomes de alguns modelos da marca. Também teve uma longa parceria com o Palmeiras, até encerrá-la no ano passado, além de Goiás, Ipatinga (MG), Bahia e Vitória.

Kia

A empresa sul-coreana substituiu a italiana Fiat no Palmeiras. O acordo envolve inicialmente R$ 74 milhões até janeiro de 2015. Curiosamente, a outra sul-coreana Hyundai estará na camisa do rival Corinthians. Porém, no país asiático, as duas marcas fazem parte do mesmo conglomerado automotivo.

Renault

À época que ainda se chamava Malutron, o time de São José dos Pinhais tinha boa parte dos recursos fi­­nan­ceiros oriunda do patrocínio com a Renault, que tem sua fábrica instalada na Grande Curitiba.

Hyundai

Por 150 milhões em três anos de contrato, a Hyundai passará a ser o patrocinador master do Corinthians. O logotipo ocupará a partir deste mês o lugar da Hypermarcas, detentora da marca de preservativos Jontex, que investiu R$ 80 milhões do time alvinegro em dois anos.

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