• Carregando...
Volkswagen E-Up | Roberto Massignan Filho
Volkswagen E-Up| Foto: Roberto Massignan Filho
  • Citroen Revolte
  • Smart eletric
  • Peugeot iOn
  • Mercedes-Benz SLS AMG, famoso Asa de Gaivota, tem motor V8 6.6 de 571 cv. E também aparece com uma versão movida à eletricidade que acelera de zero a 100 km/h em apenas 4 segundos
  • A Renault está mostrando o novo sedã médio Fluence, que chega para o lugar do Mégane. O carro que em 2010 será visto rodando pelas ruas brasileiras exibe na dianteira faróis menores e arredondados

Frankfurt (Alemanha) - Com o slogan "Viver o que se move" foi aberta a 63ª edição do Salão Internacional do Automóvel (IAA, sigla em alemão), que deve receber até o seu encerramento no dia 27, mais de 800 mil visitantes. Com 753 expositores de 30 países, o salão exibe 82 lançamentos mundiais e os destaques das montadoras são os modelos esportivos de alta performance, assim como os carros elétricos e híbridos, que vão desde os compactos Volkswagen E-Up, Smart fortwo e Peugeot iOn até o superesportivo Mercedes-Benz SLS, conhecido pelas suas portas do tipo "asa de gaivota".

O E-Up!, com apenas 3,2 metros de comprimento, é equipado com um motor movido a eletricidade com saída de 40 kW contínua e potência máxima de 60 kW. É o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e atingir 135 km/h. O carro pode ser abastecido tanto em casa, através da tomada, quanto nos "postes de energia", que deverão ser especialmente instalados nos centros urbanos. Na Alemanha, com um custo de 0,14 euros por kWh na tarifa noturna, andar 100 km com o E-Up! sai por cerca de 2 euros (R$ 5,70). O seu lançamento, segundo a Volkswagen, é para o início de 2013.

O novo Smart fortwo movido à eletricidade sairá da linha de produção da fábrica da Smart, na França, ainda em novembro deste ano e será entregue para um grupo seleto de clientes em Berlin, já que seu lançamento oficial será em 2012. Seu motor elétrico de 30 KW está situado na traseira e uma carga completa de bateria custa aproximadamente 2 euros e é suficiente para uma autonomia de 135 km.

O Citroën Revolte é o conceito de um veículo urbano luxuoso e ecológico, já que é dotado de um sistema de tração híbrida recarregável. O conceito faz uma homenagem ao histórico modelo da marca francesa 2CV.

O compacto íon da Peugeot é um veículo 100% elétrico, com motor alimentado por baterias de íon-lítio. O conjunto rende 64 cv de potência e com isto o carro atinge até 130 km/h. As baterias são recarregadas quando ligadas em uma tomada de 220V por seis horas.

A Mercedes-Benz também está mostrando o carro conceito elétrico SLS AMG eDrive para uma condução com zero emissões. Esta versão será vendida em 2013. O carro esportivo conta com  quatro motores movidos a eletricidade acoplados às rodas com força de 392 kW e torque máximo de 88 kgfm. Esta versão, segundo a Mercedes-Benz, acelera de 0 a 100 km/h em torno de 4s, número bem parecido com a versão movida à gasolina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]