Apresentada pela primeira vez em outubro no Brasil durante a 9.ª edição do Salão Duas Rodas, em São Paulo, a Yamaha MT-03, equipada com motor monocilíndrico de 660 cm3, o mesmo da XT 660 será produzida no Brasil e chega em fevereiro de 2008. Essa sport roadster ainda não está com o preço definido, mas concessionários da marca acreditam que custaráentre R$ 27 mil e R$ 30 mil.
Com um design e proposta inspirada na irmã maior MT-01 e apresentada como protótipo no Salão de Milão em 2003, a MT-03 conta com um visual totalmente diferenciado. Na dianteira o conjunto óptico não chega a lembrar o da sua irmã maior, a MT-01, mas traz o mesmo estilo. O painel traz conta-giros analógico com ponteiro iluminado e um LCD com informações sobre velocidade e hodômetro, parcial e total. As indicações, como tanque reserva, luzes espias, temperatura do motor, lanterna e farol alto, ficam na parte superior dos números digitais.
O conjunto de escape na configuração um em dois percorre a lateral de forma harmoniosa finalizando em duas ponteiras que acomodam os catalisadores. Outro grande atrativo desta moto é o amortecedor posicionado de forma horizontal. Exposto acima do motor, ele faz uma ligação entre a balança de alumínio e o chassi tipo Diamond em aço e acompanha as necessidades exigidas pelo desempenho do motor, sem que haja aumento de peso ou perda de maleabilidade do conjunto. Além de gerar um visual moderno e inovador, essa configuração oferece uma ciclística avançada.
A MT-03 tem um apoio para o joelho próximo ao tanque de combustível. Esse detalhe ajuda na postura, na segurança e no encaixe do motociclista na hora da pilotagem. Seu assento tem bancos separados para o piloto e garupa. A ciclística da Yamaha MT-03 é equilibrada e ágil, seguindo o conceito e o estilo das motocicletas Sport Roadster e da MT-01. A esportividade de tocada e o estilo do modelo ficam reforçados com as rodas de liga leve de 17 polegadas, calçadas com pneus esportivos de 120/70 e 160/60.
O motor, quatro tempos, monocilíndrico OHC de exatos 660 cc, tem arrefecimento líquido e é equipado com injeção eletrônica. Trata-se de um propulsor leve e compacto. Ele é capaz de gerar 5,73 kgfm de torque a 5.500 rpm e atingir a potência máxima de 48 cv a 6.250 rpm. Dois discos flutuantes com 298 mm na diâmetro e um disco de 245 mm na traseira asseguram a capacidade de frenagem. A moto só virá na cor preta e têm um ano de garantia, sem limite de quilometragem.
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