Em altas velocidades o motor ganha 10 cavalos extras devido ao sistema de indução de ar. Com isso, o piloto pode ultrapassar a casa dos 300 km/h| Foto: Divulgação/Kawasaki
O painel em LCD tem indicador de marchas e até shift light
Tudo na moto, da carenagem até a bolha, passando pelos retrovisores, foi desenhado para cortar o vento com exatidão

Desde que iniciou sua nova fase no Brasil, a Kawasaki já sacudiu o mercado com vários lançamentos. O primeiro foi o da Nin­ja 250R, que está cada vez mais presente nas ruas e causa inveja a qualquer dono de moto street de 250 cc. Já a bicilíndrica ER-6n encontrou novo nicho de mercado, formado por pilotos que buscam uma primeira moto de 600 cc. Recentemente chegou às lojas a dual purpose Versys. Agora a marca decidiu investir no segmento das esportivas acima de 1.000 cc. Trouxe ao país a Ninja ZX-14, que está equipada com freios ABS e custa R$ 61.990.

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Em sua linha de su­­peres­portivas a Kawasaki tem três modelos: a Su­­persport 600 cc chamada de ZX-6R que é leve, rápida e ágil; a Super­bike de 1000 cc ZX-10R, que tem o desempenho mais agressivo entre todas, com características e inovações vindas direto das pistas de corrida; e por último a Hy­­persport ZX-14, que não tem o "R" no final no no­­­­me, mas em lon­­gas retas deixa suas irmãs devoradoras de curvas para trás, já que ultrapassa a casa dos 300 km/h.

Criada inicialmente para ba­­ter recordes de velocidade, agora a topo de linha da Casa de Akashi tem novos atributos. Para se destacar nesse concorrido segmento não basta apenas viajar rápido, é preciso oferecer também conforto e segurança. Suas principais concorrentes são a BMW K 1300 GT e a Suzuki GSX1300R. Em sua versão 2010, a ZX-14 não poderia trazer menos do que muita po­­tência, tecnologia e conforto.

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Motor e equipamentos

Para atender os entusiastas por potência, o motor de quatro ci­­lindros tem nada menos do que 1.352 cm³, desenvolvendo 193cv a 9.500 rpm. Ele ainda ganha mais 10 cv em altas velocidades, com o sistema de indução de ar, fechando a conta em absurdos 203 cv de potência máxima. O torque máximo de 15,7 kgfm a 7.500 rpm também é de meter medo em qualquer piloto. Em uma prova de arrancada é possível deixar uma poderosa Ferrari Enzo falando sozinha. Para controlar toda essa cavalaria, a en­­tre­­ga de potência foi revista na ver­­são 2010. Com uma faixa mais plana e ampla, ficou mais fácil de domar a fera.

Sendo modelo topo de linha da Kawasaki, o restante da moto não poderia ser dissonante. O quadro é feito em alumínio, a suspensão dianteira é invertida e tem tubos de 43 mm com 116,8 mm de curso. Na traseira, o curso do monoamortecedor é de 121,9 mm. O painel em LCD tem indicador de marchas e até shift light. Na hora de parar o conjunto os freios são a disco com pinça radial. Na dianteira, um duplo disco de 310 mm e, na traseira, um disco simples de 250 mm. Se isso não bastasse, a ZX-14 ainda conta com sistema antitravamento, o ABS.

Vento a favor

Além da potência, a aerodinâmica é um item primordial nessa moto. Como a Hypersport nipônica nasceu para bater recordes de velocidade, tudo nela, da carenagem até a bolha, passando pelos retrovisores, foi desenhado para cortar o vento com exatidão. Até mesmo as quatro luzes dianteiras, que são a marca registrada do modelo, foram desenhadas pensando em melhorar sua penetração aerodinâmica.

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Se em curvas ela é mais lenta que uma verdadeira superesportiva, em termos de con­­forto e potência a ZX-14 faz inveja para qualquer Ya­­maha R1 ou Honda Fi­­reblade. Se você gosta de longas viagens ou de le­­var garupa, es­­tá na hora de pensar na ZX-14. Tu­­do isso sem abandonar a emoção de uma su­­perespor­tiva de verdade. Com o preço sugerido de R$ 61.990 e equipada com freios ABS, ela já tem a primeira rival na mira, a Suzuki Hayabusa, que tem preço sugerido de R$ 61.200.