Bastaram algumas voltas pelas ruas de Curitiba com o modelo da marca japonesa , personalizado com os acessórios originais Nismo, para confirmar o grande fascínio que carros do estilo "velozes e furiosos" exercem no brasileiro.

CARREGANDO :)

O esportivo de cor vermelha e com detalhes em branco e preto fez sucesso em todos os sentidos e não raramente chegou a ser perseguido por outros motoristas para ser fotografado nos sinaleiros. O carro com motor V6 3.5 de 280 cv, também é potente no preço. Por causa dos acessórios custa R$ 345 mil contra os R$ 230 mil de um 350Z original na loja.

Com o kit aerodinâmico Nismo – pára-choques, saias laterais, aerofólio e rodas de 19" – o 350Z parece um veículo de competição. Por dentro, os relógios têm a inscrição Nismo, a manopla do câmbio de titânio dá mais graça às trocas de marcha e os bancos esportivos são de camurça e têm o logotipo Nismo bordado nos encostos. A coluna de direção do cupê só pode ser regulada em altura, e com ela move-se também todo o painel de instrumentos. O grande charme deste esportivo de dois lugares é o ronco do motor, que se destaca ainda mais pelo uso do sistema de escapamento Weldina da Nismo, totalmente de aço inoxidável.

Publicidade

O motor posicionado atrás do eixo dianteiro e a tração traseira garantem a estabilidade do 350Z, cuja velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Pelas informações da marca, o motor V6 de 280 CV de potência e 37 kgfm de torque (força) é o suficiente para levá-lo da imobilidade aos 100 km/h em 5,9 segundos.

Atrás do volante do 350Z, fica-se tão baixo quanto em um carro de competição. Ligando a chave e dando um leve toque no acelerador surge o bonito e gostoso ronco do motor só comparado as grandes orquestras. Rebaixado, o carro exige bastante cuidado e paciência na condução já que encosta com facilidade no chão. E com este esportivo pode-se rodar em baixas velocidades a 3.000 rpm, com a mesma competência com que se chega a velocidade máxima, graças ao sistema de comando de admissão variável, que proporciona torque plano em todas as rotações.

Os acessórios Nismo que acompanham este 350Z não são nada baratos. Uma roda sem o pneu, por exemplo, custa R$ 5,8 mil. O sistema de escapamento com catalizador sai R$ 25 mil e o kit aerodinâmico mais de R$ 18 mil. Com estes valores não é de se estranhar que apenas dois destes modelos rodem atualmente no Brasil.

Saiba mais

* O 350Z Nismo apareceu pela primeira vez no estande da Nissan no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado.

Publicidade

* Nismo é uma mescla das palavras Nissan e Motorsports. O kit que equipa o carro é original de fábrica.