Imagem divulgada pela Chevrolet na China é da versão Redline, com apelo esportivo. Foto: Chevrolet| Foto:

A General Motors revelou a nova geração do Prisma, que no mercado global terá o nome de Onix. O sedã compacto surgiu na versão Redline, com apelo esportivo, e antecipa o visual do futuro modelo brasileiro, tanto para sedã quanto hatch.

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Por aqui, a novidade manterá o nome Prisma para o três volumes. A estreia da dupla no Brasil ocorrerá no segundo semestre, com a produção começando em julho na fábrica de Gravataí (RS).

Exibindo a nova identidade da marca, o sedã compacto traz a grade frontal dividida em duas seções: uma maior hexagonal, integrada a uma menor que ostenta a gravata dourada.

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A grade frontal é dividida em duas partes e a luz diurna em led fica num nicho que simula uma entrada de ar.

Os faróis seguem o desenho e os elementos internos presentes no novo Cruze (que também será lançado neste ano em solo brasileiro). Já o para-choque traz a luz diurna em led em um nicho que imita uma passagem de ar.

Na traseira, as lanternas com iluminação em led são mais finas e com elementos internos que também lembram os do Cruze.

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As lanternas exibem um desenho interno inspirado no no Cruze. A luz é em led. Foto: Reprodução/ Auto Home

A versão Redline, que ilustra a matéria, vem com um pequeno spoiler traseiro, rodas pintadas de preto e uma faixa vermelha na grade frontal. A Chevrolet manteve as mudanças na cabine em segredo.

TAMANHO PARA BRIGAR COM VIRTUS E CRONOS

O novo Prisma aumentou de tamanho em relação ao modelo atual. Construído sobre a nova plataforma GEM, desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC, e que será utilizada também pelo Onix e outros futuros lançamentos da GM.

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O Prisma adotou na China o nome de Onix, que será a nomenclatura global que identificará a linha de hatch e sedã.
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A nova arquitetura deixou o Prisma bem maior que o atual, medindo 4,47 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 2,60 m de entre-eixos - as dimensões da primeira geração é 4,27 m, 1,70 m e 2,52 m, respectivamente).

As medidas se aproximam as do Cobalt, que significa que deverá aposentar o irmão para brigar diretamente com Volkswagen Virtus, Fiat Cronos e Toyota Yaris Sedan.

GERAÇÃO ANTERIOR MANTIDA

A atual geração conviveria com a próxima como versão de entrada, reposicionando como Prisma Joy (o mesmo ocorrerá com o Onix).

Podemos esperar que seja o primeiro visual do modelo, e não a reestilizada em 2016, uma vez que é queridinha das vendas diretas para frotistas (pelo preço mais em conta). A estratégia seria a mesma usada pela Fiat (Palio e Palio Fire) e Volkswagen (Gol G5 e G4), Ford (New Fiesta e Fiesta Rocam).

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A troca completa se dará em algum momento até 2022, quando passa a valer a obrigatoriedade dos controles de tração e de estabilidade para todos os veículos vendidos no Brasil - dispositivos ausentes na primeira geração.

MOTOR TURBO

Na China o novo Prisma adotará a nova linha de motores com três cilindros, que conta com o 1.3 aspirado, de 103 cv, e 1.0 turbo, de 116 cv, associados à transmissão automática de 6 marchas.

Detalhes da versão Redline, com apelo esportivo, que ainda não está confirmado para o Brasil.

São os mesmos que serão feitos na fábrica de motores da Chevrolet em Joinville (SC). A diferença é que por aqui receberia a tecnologia bicombustível, subindo a potência: o 1.0 turboflex renderia 120 cv e o 1.3 aspirado, perto de 105 cv.

As caixas de câmbio atuais devem ser mantidas em solo brasileiro, com a manual ou automática de seis velocidades. Uma automática do tipo CVT não está descartada.

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Mais lançamentos em 2019

A previsão anunciada pela Chevrolet são de 11 lançamentos em 2019. O primeiro deles já ocorreu, com a a atualização do Camaro.

Na lista ainda estão os novos Onix e Prisma, Equinox Midnight, além do elétrico Bolt - os dois últimos mostrados no Salão de São Paulo 2018.

A marca também confirmou a chegada do Cruze repaginado nas carrocerias hatch e sedã. O modelo será o primeiro da Chevrolet no país a ter a bordo internet 4G e wi-fi. O pacote de novidades conta ainda com séries especiais de outros modelos.

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Entre 2020 e 2002, são esperados a atualização da minivan Spin e a estreia de uma nova geração da Tracker, que chegaria com produção nacional para duelar com Jeep Renegade, Hyundai Creta, Honda HR-V, Nissan Kicks e outros tantos representantes do segmento.

ONIX VIRA NOME GLOBAL

O Onix vira nome global da Chevrolet, decisão que partir da cúpula da GM nos Estados Unidos. Isto significa que o produto passará a ser comercializado em outros mercados, como o chinês.

"O nome Onix estará em modelos da nova família de carros globais da Chevrolet, que vão ter características específicas de acordo com as preferências dos clientes em cada mercado.

Objetivo é projetar em âmbito mundial a expressão de sucesso do Onix alcançada regionalmente."

Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul

O hatch compacto é um dos modelos de maior projeção comercial da Chevrolet, com quase 250 mil unidades emplacadas em 2018, o que o posiciona no ranking dos 10 mais vendidos da categoria no mundo.

Serão lançadas oito variantes da nova família global na China com cinco diferentes tipos de carroceria. Modelos desta família serão vendidos em 40 diferentes países, entre eles da América do Sul e México

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Fotos: Auto Home

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