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Na frente, a antiga grade com barras cromadas deu lugar a uma outra com barras escuras e com uma entrada de ar mais angulosa no para-choque | Divulgação/Volkswagen
Na frente, a antiga grade com barras cromadas deu lugar a uma outra com barras escuras e com uma entrada de ar mais angulosa no para-choque| Foto: Divulgação/Volkswagen
  • Na traseira, a Variant ganhou lanternas e para-choque reestilizados
  • O interior é o mesmo da nova geração de médios com detalhes mais elaborados

A Volkswagen realizou o lançamento comercial do novo Jetta Variant. Apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 2009, a station wagon com visual baseado na sexta geração do Golf desembarca no Brasil importada do México com valor tabelado em R$ 83.990.

As principais mudanças do veículo estão na dianteira, na nova grade de ventilação, com linhas horizontais e frisos cromados. Os faróis, também revistos, têm desenho alinhado ao novo padrão visual da marca, além de contarem com máscara negra e elementos cromados. As demais alterações estão no para-choque dianteiro, que conta com entradas de ar mais largas, e luzes de neblina reposicionadas para as extremidades da peça.

As linhas e volumes laterais também contribuem para a aparência elegante do novo Jetta Va­­riant. As rodas de liga de 17" foram redesenhadas e têm raios em ângulo que, quando em movimento, aumentam a impressão de volume e largura. Já a traseira do modelo seguiu sem quaisquer alterações sensíveis.

Apesar do design atualizado, o modelo manteve sem alterações o motor cinco cilindros 2.5 litros de 170 cv e 24,4 kgfm de torque que trabalha associado ao câmbio automático AG6 tiptronic de 6 marchas. Tal conjunto, segundo a fabricante, permite ao Jetta Va­­riant acelerar de 0 a 100 km/h em 8s9 e atingir a velocidade máxima de 205 km/h.

De série o modelo da VW oferece um novo sistema de som com dez alto-falantes com tela touch screen de 6.5" que também oferece informações sobre o ar-condicionado e os sensores de estacionamento, o mesmo que também será utilizado na picape Amarok, cujas vendas no mercado brasileiro coemçarão em maio. Interior revestido em couro, controle de tração (ASR) e estabilidade (ESP), freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS), direção eletromecânica, ar-condicionado digital com duas zonas, 6 airbags e alarme completam a lista de equipamentos. Como opcionais, a VW oferece teto solar panorâmico Sky­view, faróis bi-xenon com lavador e kit de sensor de chuva e retrovisor in­­terno com antiofuscamento.

Sem a Toyota Fielder (que deixou de ser fabricada) no caminho, a pe­­­rua média da Volkswagen não tem concorrentes diretos. À frente, há apenas a líder do segmento, Re­­nault Mégane Grand Tour, que, por R$ 64.010, sai quase R$ 20 mil mais em conta. Na segunda posição está a Peugeot 407 SW que apesar de maior, se aproxima pelo pre­­­ço: R$ 91.800. Em vendas há uma vasta distância entre os dois modelos. A marca alemã vendeu em 2009 mais de dez vezes o volume da pe­­rua francesa, que, nos pri­­mei­­­ros dois meses deste ano, não teve ainda nenhuma unidade emplacada.

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