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O carro, desenvolvido na mesma plataforma do Golf, é equipado com motor 2.0 TSI com 200 cv de potência na versão top de linha | Fotos: Divulgação/Volkswagen
O carro, desenvolvido na mesma plataforma do Golf, é equipado com motor 2.0 TSI com 200 cv de potência na versão top de linha| Foto: Fotos: Divulgação/Volkswagen
  • O carro mede 4.64 m, o maior da categoria, e o porta-malas oferece 510 litros
  • O interior do sedã é novo, mas manteve o design dos carros da Volkswagen

A nova geração do Volksva­gen Jetta desembarcou no Brasil com o desafio de aumentar a sua participação no disputado mercado de sedãs de médio porte. Atual­­mente, o veículo ocupa a 10.° posição no ranking da categoria – o líder é o Toyota Corolla. Bastante remodelado e fabricado no Mé­­xi­­co, o veículo está mais es­­portivo, confortável e maior. Ele chega pa­­ra substituir dois carros da marca: o Bora e a geração anterior do próprio Jetta, da qual difere bastante. Os preços ficam entre R$ 65.755 e R$ 89.520.

De acordo com o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, a meta é que o lançamento do modelo renovado faça com que as vendas mensais subam de 1 mil unidades para 2 mil unidades e, assim, aumentar a participação da marca no segmento de sedãs médios.

Para alcançar o destaque pretendido, a montadora aposta nas duas versões do Jetta. A Highline é a opção mais potente e equipada com motor 2.0 TSI de 200 cavalos com turbocompressão – usado no Passat – e transmissão DSG com dupla embreagem e seis marchas. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 238 km/h. Segundo a marca, o consumo médio é de 14,8 km/l na estrada.

O modelo conta com di­­versos equipamentos e acessórios como rádio MP3 com tela sensível ao toque e bluetooth, controle eletrônico de estabilidade ESP, seis air bags, rodas de liga leve de 17 polegadas, ar-condicionado com duas zo­­nas, controle automático de velocidade, sensores de estacionamento e acionamento automático dos faróis ao escurecer.

Já a versão Comfortline, mais barata, tem motor 2.0 Total Flex de 120 cv, que movia o Bora, e transmissão automática de seis marchas ou manual de cinco. Os equipamentos disponíveis são rodas de liga leve de aro 16, limpadores de para-brisas com variação intermitente (variação de tempo conforme a intensidade da chuva), para-choques, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria. O carro também conta com protetor de cárter, espelhos retrovisores elétricos e saída de escapamento dupla.

O Novo Jetta é maior do que seu antecessor. A distância entreeixos é de 2,65 m e a largura mede 1,7 m, o que amplia o espaço interno. O comprimento total de, 4.64 m, é o maior da categoria e o porta-malas oferece 510 litros de espaço para bagagem. O interior do veículo também é novo, mas manteve o design dos carros da Volks, ou seja, permanece familiar aos usuários da marca. Os instrumentos no painel, os comandos e dispositivos estão todos ao alcance fácil do motorista.

A marca alemã espera que a versão de entrada responda por 70% das vendas do modelo. No ano passado, os emplacamentos do Jetta chegaram a 2.176 unidades. O novo modelo terá pela frente adversários de peso como o novo Toyota Corolla e Honda Civic, além de Renault Fluence, Peugeot 408, Citroën C4 Pallas e o futuro Chevrolet Cruze.

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