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O novo Prisma tem 4,27 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,48 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 500 litros | Divulgação/Chevrolet
O novo Prisma tem 4,27 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,48 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 500 litros| Foto: Divulgação/Chevrolet

Investimento

Montadora inaugura fábrica de motores em Joinville

A General Motors do Brasil aproveitou a data do lançamento do novo Prisma para inaugurar a sua fábrica de motores em Joinville (SC). A unidade será responsável pela produção dos propulsores SPE/4 1.0 e 1.4 que equiparão os modelos Onix e Prisma. De acordo com a empresa, a nova unidade tem capacidade de produzir até 120 mil motores e 200 mil cabeçotes de alumínio por ano, que serão destinados às fábricas de Gravataí (RS) e de Rosário, na Argentina, onde os veículos são construídos.

Com investimento de R$ 350 milhões e previsão de faturamento anual de R$ 250 milhões, a nova fábrica é a primeira a implantar uma série de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica – gerada a partir da luz do sol –, reciclagem de água industrial e tratamento inédito de efluentes e esgotos.

"A nova fábrica é uma das mais modernas da GM na América do Sul e no mundo, incorporando os mais avançados processos de tecnologia automotiva e de sustentabilidade", afirmou Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul e da GM do Brasil.

  • Modelo vem nas versões LT com motor 1.0, LT com motor 1.4 e o top de linha é o LTZ 1.4
  • A traseira avantajada do Prisma não destoa do visual do novo modelo da Chevrolet
  • A transmissão é manual de cinco velocidades
  • Unidade pode produzir 120 mil motores por ano

Chevrolet Onix e Hyundai HB20 estão travando uma disputa acirrada no segmento dos hatches nos últimos meses. Ambos aparecem na lista dos dez veículos mais vendidos em fevereiro. Agora as duas marcas vão passar a brigar no segmento de sedãs compactos. A disputa começou na quarta-feira, quando a Chevrolet lançou o novo Prisma, que na realidade é o Onix sedã, e a Hyundai lança amanhã a versão sedã do HB20. Também como fortes concorrentes ainda estão neste segmento o Fiat Siena, Volkswagen Voyage e Toyota Etios.

O novo Prisma custa a partir de R$ 34.990, valor que corresponde à versão de entrada, LT com motor 1.0. A versão intermediária, LT com motor 1.4, sai a partir de R$ 39.090 e a top de linha, LTZ 1.4, começa em R$ 45.990.

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Desde a versão de entrada, o carro oferece de série sensor de estacionamento, direção hidráulica, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), ajuste de altura do banco do motorista, duplo airbag (motorista e passageiro), travamento automático das portas ao atingir 15 km/h, abertura elétrica do porta-malas, chave-canivete, vidros elétricos nas portas dianteiras com subida com um toque (one touch), abertura e fechamento automático dos vidros, alarme, regulagem de altura da direção, retrovisores na cor do veículo e dobráveis e rodas de 14 polegadas. Opcional: sistema MyLink de conectividade (tela sensível ao toque que reúne computador de bordo, sistema de som e telefonia, além de outros recursos que podem ser ativados posteriormente, pela internet).

Já a versão intermediária LT 1.4 acrescenta ainda retrovisor interno com regulagem dia e noite, lanternas traseiras com lente escurecida e rodas de aço de 15 polegadas. E a top de linha inclui sistema MyLink de conectividade, faróis de neblina dianteiros, vidros traseiros e retrovisores com controle elétrico, computador de bordo e rodas de alumínio de 15 polegadas com pintura escurecida. Opcionais: câmera de ré para o sistema My Link, DVD de encosto de cabeça, banco de couro, pedaleira esportiva, friso com inserto cromado e lâmpadas para lanternas e faróis na configuração Effect Blue.

O novo Prisma tem 4,27 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,48 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. O porta-malas oferece 500 litros de capacidade. O visual na dianteira é marcado pela grade bipartida com barra central ostentando a gravata dourada, enquanto a traseira avantajada não destoa do conjunto.

Entre as novidades para o modelo, a GM destaca o avanço do sistema multimídia MyLink, que traz novos aplicativos como o TuneIn e e BringGo. Com o primeiro, é possível que usuários sintonizem mais de 70 mil estações de rádio em todo o mundo via internet. O aplicativo permite a pesquisa das estações por nome, localidade, idioma, país, estilo musical ou categoria (música, esporte, noticias, etc.).

Já o BringGo fornece ao motorista um sistema de navegação completo que além de mapas 3D apresenta atualização do trânsito em tempo real. O aplicativo também inclui pontos de interesse, como, por exemplo, restaurantes, hotéis, postos de gasolina, entre outros.

Motores

De acordo com as informações do fabricante, o motor 1.0 rende 80 cv (etanol) e 78 cv (gasolina), e o 1.4, 106 cv (e) e 98 cv (g). O torque máximo, com etanol, da versão 1.0 é de 9,8 kgfm a partir de 5.200 rpm, e 9,5 kgfm quando alimentado a gasolina, na mesma faixa de rotação. A velocidade de 0 a 100km/h é atingida em 13s (e) e 12,7s (g). Já a opção 1.4 tem torque máximo, com etanol, de 13,9 kgfm a partir de 4.800 rpm e 13 kgfm quando alimentado com gasolina. Abastecido com etanol, o carro vai de 0 a 100 km/h em 10,7s e 12s (gasolina). Tanto na versão 1.0 quanto na 1.4, a velocidade máxima é de 180 km/h. A transmissão é manual de cinco velocidades e a versão com câmbio automático irá aparecer nos próximos meses.

O jornalista viajou a convite da GM

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