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A top de linha, Way 1.4, vem com  uma série de elementos estéticos, suspensão mais alta e rodas de 14 polegadas | Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo
A top de linha, Way 1.4, vem com uma série de elementos estéticos, suspensão mais alta e rodas de 14 polegadas| Foto: Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo

Avaliação

Way 1.4 com desempenho honesto

Avaliamos a versão Way com motor 1.4 Evo num percurso de 45 quilômetros. Para começar, o compacto tem direção e câmbio macios como os de carros de segmento superior. Nada que lembre a dureza da geração anterior. Sua ergonomia é um ponto forte, o carro é estável e o motor responde bem às solicitações do pé direito. O nível de ruído é perfeitamente compatível com modelos do segmento. Segundo a Fiat, este motor oferece 85 cavalos com gasolina e 88 cavalos com álcool, com torque máximo de 12,5 kgfm.

O acabamento interno é muito bom para veículos do segmento, com destaque para o volante de três raios emborrachado. As saídas de ar apresentam um padrão bastante eficaz. Para reclinar o banco, os comandos não são circulares, como na família Palio, nem por alavanca, como no antigo Uno, que enroscava no cinto. Para reclinar, há comandos em formato de vírgula.

Saiba Mais

Conheça os itens de série que a versão de entrada (Vivace 1.0) oferece:

Econômetro, relógio digital, hodômetros, brake-light, Fiat Code, espelho de cortesia do lado do passageiro, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, ganchos para retenção de carga, quadro de instrumentos com iluminação branca, tomada de 12 volts, revestimento do porta-malas, luz-espia de manutenção programada, apoios para cabeça traseiros rebaixados com regulagem de altura, banco traseiro rebatível com duas posições para o encosto, entre outros.

  • O novo Uno pode ser personalizado pelo seu dono. Este apresenta tatuagem tribal
  • Volante de três raios e elementos circulares no painel. Há vários porta-trecos em seu interior
  • Porta-óculos no teto
  • Bom espaço interno
  • Porta-malas com 280 litros
  • Vivace é a versão de entrada da linha
  • Versão Attractive oferecida com motor 1.4
  • Way é a versão com espírito aventureiro

A "botinha ortopédica" lançada nos anos 80, como ficou conhecido o Fiat Uno, evoluiu tanto que agora ganhou status de carro europeu. E com esta nova geração do Uno, que começa a ser vendida nesta semana, a Fiat não esconde que a sua meta é desbancar o Gol. E, pelo que foi apresentado, a briga promete ser muito boa.

O novo Uno é, sem dúvida, o mo­­delo mais moderno da Fiat no mercado brasileiro. Não em aparatos tecnológicos, mas em conceito. Abandonou os termos simples e barato para conquistar outros adje­­tivos como moderno, jovial e aconchegante. O carro chega com duas novas motorizações, a Fire 1.0 Evo, de 73 cv (cavalos) com ga­­solina a 75 cv com álcool, e a Fire 1.4 Evo, de 85 cv a 88 cv. As versões disponíveis, com seus respectivos preços, são: Vivace 1.0 (R$ 25.550 com 2 portas e R$ 27.350 com 4 portas), Attractive 1.4 (R$ 29.280 – 2 portas e R$ 31.080 – 4 portas), Way 1.0 (R$ 26.690 – 2 portas e R$ 28.490 – 4 portas) e Way 1.4 (R$ 30.070 – 2 portas e R$ 31.870 – 4 portas). Com 2 portas, o carro só chega ao mercado em junho. A Fiat vai continuar oferecendo o Mille que, juntamente com o Palio, teve seu preço reduzido em R$ 600.

O primeiro ponto que chama a atenção no Uno é seu design, ela­bo­­rado em conjunto pelo Centro Estilo Fiat para América Latina e pelo da Itália. É uma espécie de um quadrado com pontas arredondadas (o "round square"), que se faz pre­­sente até nas caixas de roda e lembra um pouco o Kia Soul.

As mudanças internas do Uno acompanharam a sua evolução ex­­terna. As formas do painel, desenho das portas, botões, cores e painel de instrumentos convidam os ocupantes para uma agradável viagem. E a Fiat criou kits de personalização que combinam elementos decorativos externos com internos. Com isto, o consumidor pode criar uma versão exclusiva. A es­­tampa dos bancos também está presente no painel, console, manopla do câmbio, teto e laterais. Os mo­­tivos vão desde desenhos da web até tribais.

Na versão top, Way, o carro vem com a suspensão mais alta, rodas de 14 polegadas com pneus de uso misto, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e laterias traseiros retráteis, comando interno de abertura do porta-ma­­las e da tampa do reservatório de combustível, console de teto, console central longo (com dois porta-copos e porta-objetos), espelho de cortesia do lado do motorista, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência, porta-óculos, retrovisores externos com comando interno mecânico, soleiras dian­­teiras e traseiras, vidro traseiro térmico temporizado e volante com regulagem de altura. Entre os opcionais para todas as versões estão freios ABS, airbag duplo, bluetooh, ar-condicionado, vidros elétricos, entre outros.

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O jornalista viajou a convite da Fiat.

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