A top de linha, Way 1.4, vem com uma série de elementos estéticos, suspensão mais alta e rodas de 14 polegadas| Foto: Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo

Avaliação

Way 1.4 com desempenho honesto

Avaliamos a versão Way com motor 1.4 Evo num percurso de 45 quilômetros. Para começar, o compacto tem direção e câmbio macios como os de carros de segmento superior. Nada que lembre a dureza da geração anterior. Sua ergonomia é um ponto forte, o carro é estável e o motor responde bem às solicitações do pé direito. O nível de ruído é perfeitamente compatível com modelos do segmento. Segundo a Fiat, este motor oferece 85 cavalos com gasolina e 88 cavalos com álcool, com torque máximo de 12,5 kgfm.

O acabamento interno é muito bom para veículos do segmento, com destaque para o volante de três raios emborrachado. As saídas de ar apresentam um padrão bastante eficaz. Para reclinar o banco, os comandos não são circulares, como na família Palio, nem por alavanca, como no antigo Uno, que enroscava no cinto. Para reclinar, há comandos em formato de vírgula.

CARREGANDO :)

Saiba Mais

Conheça os itens de série que a versão de entrada (Vivace 1.0) oferece:

Econômetro, relógio digital, hodômetros, brake-light, Fiat Code, espelho de cortesia do lado do passageiro, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, ganchos para retenção de carga, quadro de instrumentos com iluminação branca, tomada de 12 volts, revestimento do porta-malas, luz-espia de manutenção programada, apoios para cabeça traseiros rebaixados com regulagem de altura, banco traseiro rebatível com duas posições para o encosto, entre outros.

O novo Uno pode ser personalizado pelo seu dono. Este apresenta tatuagem tribal
Volante de três raios e elementos circulares no painel. Há vários porta-trecos em seu interior
Porta-óculos no teto
Bom espaço interno
Porta-malas com 280 litros
Vivace é a versão de entrada da linha
Versão Attractive oferecida com motor 1.4
Way é a versão com espírito aventureiro

A "botinha ortopédica" lançada nos anos 80, como ficou conhecido o Fiat Uno, evoluiu tanto que agora ganhou status de carro europeu. E com esta nova geração do Uno, que começa a ser vendida nesta semana, a Fiat não esconde que a sua meta é desbancar o Gol. E, pelo que foi apresentado, a briga promete ser muito boa.

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O novo Uno é, sem dúvida, o mo­­delo mais moderno da Fiat no mercado brasileiro. Não em aparatos tecnológicos, mas em conceito. Abandonou os termos simples e barato para conquistar outros adje­­tivos como moderno, jovial e aconchegante. O carro chega com duas novas motorizações, a Fire 1.0 Evo, de 73 cv (cavalos) com ga­­solina a 75 cv com álcool, e a Fire 1.4 Evo, de 85 cv a 88 cv. As versões disponíveis, com seus respectivos preços, são: Vivace 1.0 (R$ 25.550 com 2 portas e R$ 27.350 com 4 portas), Attractive 1.4 (R$ 29.280 – 2 portas e R$ 31.080 – 4 portas), Way 1.0 (R$ 26.690 – 2 portas e R$ 28.490 – 4 portas) e Way 1.4 (R$ 30.070 – 2 portas e R$ 31.870 – 4 portas). Com 2 portas, o carro só chega ao mercado em junho. A Fiat vai continuar oferecendo o Mille que, juntamente com o Palio, teve seu preço reduzido em R$ 600.

O primeiro ponto que chama a atenção no Uno é seu design, ela­bo­­rado em conjunto pelo Centro Estilo Fiat para América Latina e pelo da Itália. É uma espécie de um quadrado com pontas arredondadas (o "round square"), que se faz pre­­sente até nas caixas de roda e lembra um pouco o Kia Soul.

As mudanças internas do Uno acompanharam a sua evolução ex­­terna. As formas do painel, desenho das portas, botões, cores e painel de instrumentos convidam os ocupantes para uma agradável viagem. E a Fiat criou kits de personalização que combinam elementos decorativos externos com internos. Com isto, o consumidor pode criar uma versão exclusiva. A es­­tampa dos bancos também está presente no painel, console, manopla do câmbio, teto e laterais. Os mo­­tivos vão desde desenhos da web até tribais.

Na versão top, Way, o carro vem com a suspensão mais alta, rodas de 14 polegadas com pneus de uso misto, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e laterias traseiros retráteis, comando interno de abertura do porta-ma­­las e da tampa do reservatório de combustível, console de teto, console central longo (com dois porta-copos e porta-objetos), espelho de cortesia do lado do motorista, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência, porta-óculos, retrovisores externos com comando interno mecânico, soleiras dian­­teiras e traseiras, vidro traseiro térmico temporizado e volante com regulagem de altura. Entre os opcionais para todas as versões estão freios ABS, airbag duplo, bluetooh, ar-condicionado, vidros elétricos, entre outros.

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O jornalista viajou a convite da Fiat.