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Auxílio à manobra- A VW foi pioneira no Brasil ao trazer o Tiguan com o Park Assist. Hoje outras marcas também oferecem modelos que estacionam sozinhos. Uma série de sensores nos para-choques dianteiros e traseiros detecta uma vaga compatível com o tamanho do veículo e realiza automaticamente a manobra. O motorista tem apenas o trabalho de engatar a marcha ré e acelerar e frear o carro | Divulgação
Auxílio à manobra- A VW foi pioneira no Brasil ao trazer o Tiguan com o Park Assist. Hoje outras marcas também oferecem modelos que estacionam sozinhos. Uma série de sensores nos para-choques dianteiros e traseiros detecta uma vaga compatível com o tamanho do veículo e realiza automaticamente a manobra. O motorista tem apenas o trabalho de engatar a marcha ré e acelerar e frear o carro| Foto: Divulgação
  • Farol inteligente- Recurso comum em modelos mais luxuosos da BMW, Mercedes-Benz e Audi, o assistente dinâmico de iluminação começa a equipar carros
  • Motor sustentável- O Start-stop está presente em muitos importados luxuosos no Brasil, e também no Smart fortwo, Golf 7 e até na Scooter PCX 15, da Honda. O sistema desliga e reativa o motor em paradas no trânsito. Isso favorece o consumo de combustível e reduz a emissão de gases poluentes
  • Ponto cego- Sensores monitoram as áreas laterais e traseiras, nos chamados pontos cegos. Se um veículo se aproximar, o motorista é alertado por meio de LEDs nos retrovisores externos para evitar o risco em caso de mudança de faixa. VW Fox e Citroën C4 Lounge são alguns dos modelos que contam com o dispositivo
  • Zigue-zague- O assistente de monitoramento de mudanças de faixa alerta o condutor que não estiver com o carro dentro do espaço designado. O volante treme a cada
  • Despertador- Uma viagem longa pode levar à sonolência. Com o detector de fadiga, essa situação é monitorada conforme o comportamento do motorista. Por exemplo, diante de uma correção brusca no traçado, o que geralmente é sinal de falta de concentração e sono. O condutor, então, é convidado a dar uma paradinha para um café através de aviso sonoro e visual
  • Distância segura- O piloto automático adaptativo monitora o tráfego adiante e faz com que um veículo mantenha uma distância segura. Ao se deparar com um carro mais lento à frente, a velocidade é ajustada automaticamente. Se o tráfego fica livre, a aceleração é retomada sem a necessidade de o motorista pisar no acelerador
  • Conectado- Consultar a agenda do celular e efetuar uma ligação sem colocar a mão no aparelho. Ou escolher aquela música preferida armazenada no smartphone ou ainda acessar as redes sociais. Simples, é só pedir. A conectividade via comando de voz está presente em alguns sistemas multimídia, como o MyLink (foto) da Chevrolet, disponível desde o compacto Onix
  • Anticolisão- As batidas traseiras serão cada vez mais raras com a presença da tecnologia que identifica possíveis colisões. O sistema monitora todos os carros à frente por meio de câmeras montadas no para-brisa. Caso um veículo pare abruptamente, ele analisa a distância e emite um aviso. Se o motorista não reagir, os freios são acionados automaticamente para evitar o impacto

Não faz muito tempo e ficávamos encantados com os aparatos tecnológicos empregados pelos automóveis nos filmes de ficção científica. O carro acelerava, freava e estacionava sozinho, além de "dirigir" para o mocinho. Acionar o rádio ou fazer uma ligação telefônica exigia apenas um comando de voz. Se isso era algo inimaginável no passado, hoje virou uma realidade cada vez mais acessível ao motorista. Das ações citadas acima, apenas a condução autônoma do veículo ainda não está disponível no mercado; por enquanto, pois algumas marcas já possuem carros-conceito com direção inteligente e prometem lançá-los em breve. Listamos os principais dispositivos atualmente encontrados em modelos vendidos no Brasil e seus benefícios para uma condução mais confortável e segura. Boa parte oferecido em exemplares que custam menos de R$ 100 mil; alguns deles, inclusive, equipando carros mais "populares".

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