Depois de deflagrada a crise mundial, em setembro de 2008, poucos acreditavam no desempenho positivo do setor automotivo em 2009. Porém, vieram lançamentos de todos os segmentos e de todas as marcas e com a manutenção da redução do IPI o resultado não poderia ser outro: recorde de vendas. Para 2010 também estão sendo aguardados mais de 70 lançamentos entre modelos inéditos e novas versões de carros que já rodam por aqui.
Uma das novidades da Audi será o sedã esportivo RS6. Lançado no ano passado na Europa, o carro traz sob o capô o motor V10 bi-turbo de 580 cv e 65 kgfm de torque, que junto permitem a aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). A BMW trará inicialmente o utilitário esportivo X1 e, em seguida, as versões esportivas do X5 e X6. Detentora da marca Mini, a BMW também vai importar a versão esportiva do compacto, a John Cooper Works, equipada com motor de 211 cv que permite a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e a versão crossover do carrinho.
A principal novidade da Citroën para o Brasil será o compacto DS3 e até o segundo semestre a marca importará também o C3 Picasso, uma minivan com suspensão elevada, pneus de uso misto e visual agressivo que quer ameaçar o reinado do Ford EcoSport. Entre as novidades da Fiat estão o novo Uno Mille e o hatch Bravo. Este carro é aguardado para o segundo semestre e trará o mesmo motor 1.9 flex de 132 cv que já equipa o sedã Linea. O Fiat 500 também deverá desembarcar no país em duas novas versões: a conversível e a esportiva (Abarth).
A Ford inicia o ano com o novo Focus 1.6 Flex nas versões hatch e sedã. E na sequência terá o Fiesta e o Eco Sport remodelados. A General Motors vai trazer o sedã Malibu, que ficará posicionado entre o Vectra e o Omega e mira o Ford Fusion, e irá lançar novos modelos derivados do Agile.
O Tucson nacional chega em breve, mas terá que conviver com o ix35, a nova geração do utilitário esportivo que já está sendo fabricada na Coreia do Sul e será importada para o Brasil. O primeiro lançamento da Kia será o sedã Cadenza que vai substituir o Opirus. Apesar de um visual completamente novo, o Cadenza terá as mesmas dimensões e trará o mesmo motor 3.8 V6 de 266 cv do seu antecessor.
A Mercedes-Benz terá dois grandes destaques. O primeiro é o superesportivo SLS AMG que aposenta o SLR McLaren e retoma a abertura de portas no formato de "asa de gaivota". A segunda estreia é o sedã S 400 Hybrid, o primeiro carro híbrido importado oficialmente para o Brasil. O modelo é equipado com motor de 15 kW e outro a gasolina 3.5 V6 de 275 cv. Outra novidade é o Classe E cabriolet.
A Peugeot vai lançar ainda no primeiro semestre a picape derivada do 207 que mira a nova Volkswagen Saveiro, Fiat Strada e Chevrolet Montana. E pode importar o crossover 3008, com motor 1.6 de 150 cv. Depois de lançar uma versão intermediária do sedã Corolla, a Gli, o próximo passo da Toyota para esquentar a disputa com o arquirival Honda Civic é a adoção no sedã do motor 2.0 que estreia em março. Pelo lado da Volkswagen, o grande lançamento será a picape média Amarock. Fabricado na Argentina, o utilitário chega, em março, equipado com motor 2.0 TDI (Turbo Diesel Injection) de 163 cv.
Superesportivos
No segmento de luxo que vai aparecer por aqui é a Bentley, com o Continental GT. O carrão inglês tem motor 6.0 V12 de 560 cavalos. Mesmo pesado, a força do motor empurra o esportivo de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Já a Lamborghini promete lançar o Murciélago LP640, enquanto a 458 Italia será a grande atração da Ferrari para este ano. Equipada com um motor de 4.5 V8 de 570 cavalos, essa "macchina" vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e chega à velocidade máxima de 325 km/h, segundo a fabricante.
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