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A lista de carros com motorização turbo de fábrica cresce a cada ano no mercado brasileiro. Há uma dezena de opções cujos preços são inferiores a R$ 100 mil. São veículos equipados com propulsores menores, que vão de 1.0 a 2.0 litros, porém bem mais potentes que as versões similares com bloco aspirado. Confira os principais modelos disponíveis no país

Peugeot 408 THP

Mais novo integrante do segmento turbinado, o sedã médio sobrealimentado da Peugeot acaba de ser lançado na configuração top de linha Griffe, com câmbio automático de seis velocidades. O modelo carrega o elogiado propulsor 1.6 THP (Turbo High Pressure) do crossover 3008 e do cupê esportivo RCZ, capaz de gerar 165 cavalos de potência, ou 15 cv a mais que a versão aspirada do sedã, disponível apenas na motorização 2.0. O torque máximo de 24,5 kgfm já está disponível a incríveis 1.400 rpm, o que otimiza as ultrapassagens e retomadas de velocidade.

O carro vem recheado de equipamentos. Novos volante e rodas de liga de 17" com design esportivo; ar-condicionado digital duas zonas; trio elétrico; bancos de couro; teto solar elétrico; sistema de navegação (foto abaixo); piloto automático; controle de estabilidade; faróis direcionais bixenônio; sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento; entre outros. O pacote de segurança inclui seis airbags; freios com ABS; repartição eletrônica de frenagem (REF) e ajuda à frenagem de emergência (AFU); além do Programa de Estabilidade Eletrônico (ESP), que detecta e corrige risco de perdas de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos ou pisos escorregadios, e do acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração. Preço: R$ 81.490.

Fiat Linea T-Jet

A sedã italiano estreou no Brasil, em 2008, o propulsor 1.4 16V turbo, batizado de T-Jet, que desenvolve 152 cv (21,1 kgfm de torque). Depois dele, o motor migrou para os hatches Punto e Bravo. O bloco se destaca por oferecer o conceito downsizing, no qual motores compactos conseguem alto rendimento com menor consumo. O Linea T-Jet possui 20 cv a mais que a versão Dualogic 1.8, mas só é oferecido com câmbio manual. De série traz airbag duplo, freios ABS, ar-condicionado digital, trio elétrico, piloto automático, computador de bordo e sistema de som com comando de voz e controles no volante. Preço: a partir de R$ 71.860.

Fiat Punto T-Jet

A versão apimentada do Punto tem o dobro de potência do equivalente 1.4 aspirado. O bloco T-Jet possui uma particularidade: até o giro subir e atingir 2.000 rpm, ele se comporta mansamente. Depois disso, a morosidade inicial é compensada pelas acelerações estimulantes e rápidas. No pacote de equipamentos estão airbag duplo, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), ar-condicionado, computador de bordo, piloto automático, sensor de estacionamento e sistema de som com comando de voz e controles no volante. Preço: a partir de R$ 63.630.

Fiat Bravo T-Jet

Como o Bravo é um modelo já com linhas mais esportivas, o que a Fiat fez foi realçar essa característica com adição do motor T-Jet. A versão traz faróis de duplo refletor com máscara negra, rodas maiores (de 17") – exclusivas e mais vazadas, deixando à mostra as pinças de freio pintadas na cor vermelha, como convém à aparência de uma versão mais apimentada. Além do itens de série comuns à linha T-Jet, o Bravo vem ainda com controles de estabilidade e de tração e sistema Hill Holder (que segura o carro enquanto o motorista arranca na subida). Preço: R$ 68.950.

Peugeot 3008

Lançado em 2010, o crossover chama atenção pelo visual diferenciado. Utiliza o bloco 1.6 THP, de 165 cv, desenvolvido em parceria com a BMW. Por causa do fôlego extra, o carro traz de fábrica freios ABS com controle de estabilidade (ESP), sistema que evita derrapagens (ASR) e dispositivo de assistência de frenagem (AFU), que aplica uma força adicional nos freios em situações de emergência. Bem equipado, oferece freio de estacionamento automático que dispensa o uso de alavancas, oito airbags, piloto automático, ar-condicionado digital duas zonas e sensor de estacionamento. Preço: R$ 91.900.

Smart fortwo

O subcompacto smart é impulsionado por um motor turbo, de 84 cv. O tamanho e o peso reduzidos fazem com que o propulsor 1.0 12V, de três cilindros, deixe o carrinho arisco nas acelerações e retomadas, mas não o leva a velocidades superiores a 140 km/h. O motor é acompanhado de um sistema de transmissão automatizado de cinco velocidades. Reestilizado no ano passado, o smart traz direção elétrica, luzes diurnas de LEDs integrados, rodas de liga leve e tela sensível ao toque que traz os comandos do MP3 player e do navegador. Preço: a partir de R$ 62.900.

Volkswagen Jetta TSI

A nova geração do sedã chegou no começo do ano passado e com ela a opção top de linha TSI Highline DSG, com um motor 2.0 turbo (200 cv e 28,5 kgfm de torque) acoplado a um câmbio de seis velocidades com dupla embreagem. O sistema de transmissão DSG deixa as trocas de marcha mais rápidas e garante um consumo de combustível menor. O bloco é o mesmo que equipa Tiguan e Passat (este com 211 cv). De fábrica, vem com seis airbags, freios com ABS, controles de tração e de estabilidade (ESP), MP3 player com comandos numa tela sensível ao toque, ar-condicionado com duas zonas, piloto automático, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva e bancos em couro. Preço: R$ 89.520.

Audi A1 TSFI

O alemão de duas portas desembarcou no ano passado para brigar por um espaço no concorrido segmento dos compactos de nicho, ou seja, carros pequenos com muito conteúdo e desempenho esportivo. Ele encara figuras de peso, como Mini Cooper e smart, e, um pouco mais distante, o Fiat 500. O eficiente motor turbo de 122 cv (20,4 kgfm de torque) e o câmbio automatizado de sete velocidades e dupla embreagem conferem ao modelo um comportamento empolgante. Oferece faróis de xenônio, luzes diurnas de LEDs, freios com ABS e EBD, controle de estabilidade (ESP), volante multifuncional com paddles shift (borboletas), tela com informações de navegação (GPS) e comandos do áudio. Preço: a partir de R$ 98.890.

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