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O ciclo de vida de um carro gira entre 7 e 8 anos, na média, com uma reestilização na metade deste período. Acima disso, ele está fazendo hora extra no mercado.

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É o caso de diversos modelos que ainda são vendidos no Brasil, seja por não ter um substituto pronto ou por economia da fabricante, que não quer gastar com desenvolvimento. 

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Veja os 10 carros imortais que se recusam deixar as concessionárias:

CHEVROLET MONTANA

 

Lançamento no Brasil: 2003

Montana chegou à segunda geração em 2010, quando passou a ser construída com a plataforma do finado Agile – exatamente o motivo de estar nessa lista. Foi baseada em um carro que já saiu de linha, mas segue firme no portfólio da Chevrolet

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A própria GM sabe que a picape está velha, sem mexer demais a cada ano e oferecendo o carro em somente duas versões, que partem de R$ 48.090. Nova geração? Só quando a marca lançar o novo Onix com plataforma feita em parceria com os chineses, previsto para estrear em 2019.

FIAT DOBLÒ

 

Lançamento no Brasil: 2001

Embora a Fiat diga que o Doblò está em sua terceira geração, a verdade é que ainda está na primeira, lançada em 2001. Foi reestilizada duas vezes, em 2010 e 2014, momento em que mexeram na motorização, trocando o motor 1.8 da GM pelo 1.8 E.torQ. 

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segue assim até hoje, embora esteja na segunda geração pós-reestilização na Europa. É vendido no Brasil em três versões, com preço inicial de R$ 82 mil.

>>Fim da proibição: carros com som ‘pancadão’ podem voltar às ruas

FIAT STRADA

 

Lançamento no Brasil: 1998

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O veículo mais antigo ainda em produção no Brasil, a Fiat Strada nasceu em 1998 com a plataforma da primeira geração do Palio. O hatch trocou de versão em 2011, mas a picape pequena seguiu com a base antiga. E seguirá assim por mais um tempo. 

Fiat tinha planos de criar uma nova geração, usando a plataforma do Argo, projeto que era chamado de X6P. No entanto, ele foi congelado, sem previsão de voltar à ativa. A estratégia agora será usar a base da Fiorino para renovar a Strada, que ganhará uma cara parecida com a do Mobi

Não tem como deixá-la parada mais tempo já que é a picape mais vendida do Brasil, com preços a partir de R$ 47.990.

FIAT WEEKEND

 
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Lançamento no Brasil: 1997

A história da Fiat Weekend é igual à da picape Strada. É uma variante feita a partir do primeiro Palio, lançada em 1997 com o nome de Palio Weekend (e também conhecida como Palio Adventure) e que passou por três reestilizações desde então. 

Recentemente se descolou do Palio. É uma das poucas opções de perua no nosso mercado (embora a Fiat a chamasse de SUV) e tem vendas mornas para um segmento em extinção. É uma aberração, já que custa R$ 60.390 e não tem nem ar-condicionado.

HYUNDAI TUCSON

 
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Lançamento no Brasil: 2004

Outro dinossauro ainda fabricado por aqui é o Hyundai Tucson de primeira geração. É montado na fábrica da CAOA em Anápolis (GO) e está disponível em apenas uma versão. O que chama a atenção é a insistência do grupo em continuar com este modelo, já que ele compartilha o chão da fábrica e das concessionárias com as gerações seguintes, o ix35 e o New Tucson

Rumores falam que finalmente irá de encontro ao seu descanso final em dezembro, agora que a CAOA comprou a operação brasileira da Chery e irá usar a linha para montar os carros da marca chinesa.

MITSUBISHI L200

 
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Lançamento no Brasil: 1998

Com o lançamento da quinta geração da picape L200 Triton, a Mitsubishi adotou uma estratégia conhecida. Manteve a versão passada na linha de produção em Catalão (GO), lançada em 2005, como um modelo ‘de entrada’, junto com o modelo mais atual, oferecido como a opção topo de linha. 

A marca deve deixá-lo mais um tempo na linha, já que ajuda a manter a picape em evidência.

MITSUBISHI LANCER

 
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Lançamento no Brasil: 2007

O sedã da Mitsubishi começou a ser produzido em Catalão (GO) em 2015, apesar de ter chegado país em 2007 via importação. Foi descontinuado na maior parte do mundo, exceto na China e Taiwan, onde tem uma nova geração com a mesma plataforma; e aqui no Brasil, onde ainda é montado. 

A marca não confirma, mas deve sair de linha em breve, já que não emplaca mais de 10 unidades desde julho e até saiu do configurador do site da Mitsubishi.

>>Novo sistema de fiscalização acabará com as freadas apenas no radar; entenda

SUZUKI JIMNY

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Lançamento no Brasil: 2000

Quem gosta de fazer trilha já esperava pela presença do Jimny na lista. O pequeno notável da Suzuki foi lançado em 1998, o que faz com que tenha quase 20 anos de vida (completa em janeiro do ano que vem). 

É construído em Catalão (GO) em pequena quantidade, já que atende a um público bem específico, que gosta de um carro mais bruto e capaz de encarar qualquer situação. 

O prazo de validade venceu faz tempo, mas finalmente sairá de linha, com a chegada da nova geração em 2018.

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VOLKSWAGEN FOX

 

Lançado no Brasil: 2003

Nem parece, mas o Volkswagen Fox nasceu em 2004, usando a plataforma do antigo Polo. E continua na linha da marca, 13 anos depois. A VW diz que está na terceira geração, mas a verdade é que passou por duas reestilizações, mantendo a plataforma e trocando os motores. 

Foi o primeiro carro da empresa no Brasil a usar o motor 1.0 de três cilindros. Oficialmente, continuará no mercado, entre o up! e o Polo. Porém, fontes dizem que logo deixará de vez o país, para limpar a linha da marca, que atualmente conta com cinco hatches (Golup!FoxPoloGolf).

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VOLKSWAGEN GOL

 

Lançamento no Brasil: 1980

Na cabeça dos marketeiros da Volkswagen, o Gol está em sua sétima geração. Na real, ele está na terceira. É o velho esquema de usar a mesma plataforma e contar cada reestilização como um modelo novo. Sendo assim, é o mesmo hatch de 2008, com troca de motores e atualização no design. 

Deveria ter sido aposentado, pois o projeto original era que o novo Polo fosse a nova geração do Gol. Ficou caro demais para isso e abortou o plano, mantendo o compacto brasileiro como seu carro de entrada. A Volkswagen diz que irá renovar toda sua linha até 2022, o que pode significar uma mudança de verdade para o Gol

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