• Carregando...
 | Renyere Trovão / Gazeta do Povo
| Foto: Renyere Trovão / Gazeta do Povo
  • Peugeot Quartz: O conceito híbrido antecipa o futuro dos SUVs da marca francesa. O design do modelo incorpora a mais recente identidade visual da montadora, com elementos que lembram o 308 e o 508, nos faróis salientes e na grade. Chamam a atenção as rodas de 23 polegadas, as enormes entradas de ar frontais e o marcante conjunto óptico em led. O motor é o 1.6 THP, que na versão conceitual rende 270 cv, associado a outros dois elétricos, de 114 cv cada, sendo que um é recarregado durante as desacelerações e o outro, instalado na traseira do veículo, serve como reserva. Combinado, o conjunto alcança 506 cv. O primeiro SUV da Peugeot inspirado no Quartz Concept ainda não tem data para estrear.
  • Fiat 500X: A principal atração da marca italiana é o crossover 500X, que compartilha a plataforma do Jeep Renegade – utilitário com estreia no Brasil em 2015 e produção na fábrica de Goiana (PE). O apelo visual, é claro, segue o da família 500. O modelo de quatro portas é a principal aposta da Fiat na Europa para encarar um segmento dominado por Nissan Juke, Peugeot 2008 e Renault Captur. As opções de motores vão do 1.3 Multijet, de 95 cv, ao 2.4 , de 184 cv. A ida para o Brasil está descartada, por enquanto, pois criaria uma possível concorrência com o próprio Renegade. Já a versão 500 Abarth teve a importação para o nosso mercado confirmada. Ela dá às caras no Salão de São Paulo no fim deste mês.
  • Ford S-Max: A marca norte-americana apresenta a segunda geração da minivan baseada no Mondeo europeu ou o
  • Renault Space: A quinta geração do Space faz o modelo passar de minivan para crossover, com acréscimo em tecnologia e conforto. De uso familiar no dia a dia o carro estreia na nova assinatura premium da Renault, chamada de Initiale Paris. Entre os mimos estão assento do motorista com climatização e massagem, teto panorâmico e câmera frontal com visor noturno. Sob o capô, só propulsor turbo: duas opções 1.6 a diesel, de 130 e 160 cv, e uma a gasolina, de 200 cv.
  • Renault Eolab: A grande estrela da marca da casa é o conceito que não tem previsão para virar um modelo de série, no entanto cerca de 100 inovações contidas nele serão gradualmente incorporadas aos carros da Renault antes de 2020. O nome curioso combina a do deus dos ventos na mitologia grega (Aeolous) com a palavra laboratório. O híbrido possui motor 1.0 de três cilindros e 75 cv e outro elétrico de 50kW (65 cv). O veículo roda 100 km com apenas 1 litro de gasolina. O protótipo possui três portas e ótima aerodinâmica, favorecida pelo spoiler dianteiro ativo e flaps traseiros. Vem ainda com rodas inteligentes, que diminuem o arrasto.
  • Citroën Cactus Airflow 2L: Rodar 100 quilômetros com apenas dois litros de combustível. Esta é a proposta da principal atração da marca francesa em Paris. O sobrenome 2L faz justamente referência ao excelente desempenho no consumo. Já a denominação Airflow identifica a motorização a ar comprimido, que trabalha sozinho ou auxiliando o outro propulsor de três cilindros a gasolina. O protótipo oferece outras inovações, como câmeras no lugar dos retrovisores, para-choques com três entradas de ar que se abrem automaticamente para resfriar o veículo ou se fecham para melhorar a aerodinâmica. O teto panorâmico é em policarbonato. Aliás, materiais à base carbono estão espalhados por todo o carro, o que resulta em apenas 865 kg de peso.
  • Citroën DS Divine: A linha de luxo DS ganhou autonomia dentro da Citroën e, desde julho deste ano, passou a ser uma marca própria. Essa independência já pode ser vista no Salão de Paris com o conceito Divine DS. Além do visual, o modelo tem como atrativo um dispositivo que permite a mudança do revestimento do console e das portas em apenas 15 minutos. São três tipos de acabamento: um com tons escuros e fibra de carbono, outro inspirado na alta costura com tonalidade marfim e seda, e um terceiro mais radical, que entrega couro e piercings de cristal. O excentrismo do DS não para por aí. Os faróis são delineados em cristais Swarovski e trazem uma tecnologia a laser, que ilumina 50% a mais que o led. O motor é o conhecido 1.6 THP, só que vitaminado com 273 cv.
  • Mercedes-Benz AMG GT: Um dos poucos lançamentos da feira francesa que terá o Brasil também como destino. O esportivo alemão desembarcará em nosso mercado no primeiro semestre de 2015. Na Europa, ele conta com duas opções para o motor V8 biturbo: 462 cv e 510 cv, esta para a versão GTS, a mais potente da marca. Custará 124.900 euros (cerca de R$ 388 mil) – não espere menos de 1 milhão no mercado brasileiro. A carroceria é quase toda em alumínio (93%), o que diminui bastante o seu peso e, consequentemente, o consumo de combustível.
  • Honda HR-V: Ainda sob a forma de conceito em Paris, a versão europeia do Vezel, que no Velho Continente foi rebatizado de HR-V, é muito parecido com o modelo norte-americano. Por isso, é provável que pinte no Brasil com este mesmo visual. O HR-V/Vezel é o próximo veículo que a marca japonesa produzirá na fábrica de Itirapina (SP) a partir de 2015. Ele é esperado para o Salão de São Paulo. Na Europa, onde começa a ser vendido no ano que vem, as opções de motores são 1.5 a gasolina e 1.6 a diesel.
  • Smart ForTwo e FouFour: A terceira geração do carrinho urbano teve o visual totalmente reformulado e cresceu com o lançamento da versão quatro portas ForFour (como o próprio nome diz). A dianteira traz como destaque os faróis levemente esticados para as laterais e com molduras em led. O compacto ganhou dois novos motores: 1.0 aspirado, de 72 cv, e 0.9 turbo, de 90 cv, ambos com três cilindros. A configuração quatro portas chega a 3,49 m de comprimento, praticamente a mesma dimensão do concorrente MINI Cooper. A venda na Europa começa no próximo mês, mas no mercado brasileiro só em 2015.

A 67ª edição do Salão de Paris abriu as portas nesta quinta-feira (2) para a imprensa mundial – o público começa a visitá-lo a partir de sábado até o dia 19. Na capital mais turística do mundo, as montadoras expõem cerca de 100 novidades entre lançamentos que estarão nas ruas logo mais e conceitos repletos de tecnologia e com design marcante que ditarão a tendência do mercado no futuro. A Gazeta do Povo está presente na feira e mostra os modelos que mais se destacam nos estandes espalhados pelos oito pavilhões do Paris Expo Porte de Versailles. Confira!

*o jornalista viajou a convite da Anfavea.

Veja os carros destaques do Salão de Paris

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]