• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Sinônimo de alto desempenho, o motor V8 nasceu nos Estados Unidos e acabou conquistando também os europeus, que acrescentaram uma boa dose de tecnologia. Como resultado, o que se vê são verdadeiras usinas de força embaixo de capôs de carros oriundos da Alemanha, Itália, Japão e, claro, dos Estados Unidos. Atualmente, no Brasil, esse tipo de motorização está presente em modelos importados de diferentes marcas. Confira os dez melhores V8 vendidos por aqui (um por marca), segundo levantamento do site Carro On Line. Para tanto, foi usado como critério de classificação a potência do propulsor dividida pela sua cilindrada, chamada de potência específica.

1.º Ferrari F430 – 113,7 cv/lA Ferrari F430 é a primeira da lista sem apresentar a maior potência, nem o maior torque, muito menos a maior cilindrada. Entretanto, supera todos pelo seu conjunto. Com um motor de 4.308 cm3, 490 cv e 47,4 kgfm, consegue a marca de 113,7 cv/l de potência específica. Quase 10 cv/l a mais que o 2.º colocado. A velocidade máxima supera a 315 km/h e seu 0 a 100 km/h é de 4s0, tudo isso sem sobrealimentação. Preço: R$ 1,35 milhão.

2.º Porsche Cayenne Turbo – 104,0 cv/lO Cayenne, o menos esportivo dos Porsche, é o único SUV desta lista. Possui um motor de 4.806 cm3, equipado com dois turbocompressores, 500 cv e impressionantes 71,3 kgfm de torque. Ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5s1 e não é limitado eletronicamente podendo alcançar 275 km/h. É o SUV mais potente do mercado. Preço: R$ 484 mil.

3.º Audi RS4 – 100,9 cv/lPela primeira vez, a Audi superou a barreira dos 100 cv por litro num veículo de produção em série. O V8 FSI do Audi RS4 é um dos melhores motores esportivos da atualidade. Muito elástico, este propulsor de 4.163 cm3 desenvolve 420 cv a 7.800 rpm, e o carro só pára de acelerar aos 8.250 giros. Seu 0 a 100 km/h pode ser feito em 4s8. Preço: R$ 470 mil.

4.º Jaguar XKR V8 Supercharger – 99,1 cv/lCom motor sobrealimentado de 4.196 cm3 e um compressor mecânico, este Jaguar é capaz de gerar 420 cv a 6.250 rpm e 57,1 kgfm a 4.000 de torque, podendo fazer de 0 a 100 km/h em 5s2. Este motor é o mais potente já produzido pela marca britânica para carros de passeio. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h. Preço: R$ 480 mil.

6.º Mercedes-Benz S 63 AMG – 84,6 cv/lO desempenho do sedã é de fazer inveja a muito esportivo, e sem qualquer ajuda de sobrealimentação. É o maior e mais potente motor da lista. Seu V8 desenvolve 525 cv e 64,2 kgfm de torque. Este classe S acelera de 0 a 100 km/h em 4s6. O modelo só perde colocações nesta eleição por ter 6.208 cm3, uma cilindrada alta que acaba diminuindo a sua potência específica. Preço: R$ 297 mil.

5.º Maserati GranSport – 94,2 cv/lO esportivo é resultado da combinação das versões Coupé e Spyder. A tradicional elegância do Tridente está na grade clássica do cromo remanescente do Quattroporte, que também "emprestou" o motor de 4.244 cm3, 400 cv de potência e 45,9 kgfm de torque Porém, no GranSport é onde ele obtém os melhores números: 290 km/h e 5s0 de 0 a 100 km/h. Preço: R$ 730 mil.

7.º Lexus LS 460 – 82,7 cv/lSucesso de vendas nos Estados Unidos e Japão, a marca Lexus, divisão de luxo da Toyota, ainda é pouco difundida no Brasil. Em Curitiba, apenas três unidades foram vendidas este ano. Seu V8 de 4.608 cm3, 381 cv de potência e 50,3 kgfm de torque faz o sedã ir de 0 a 100 km/h em 5s7. Também tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. Preço: R$ 422 mil.

8.º BMW 550i – 76,5 cv/lO V8 empurra o sedã alemão da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos, graças ao motor de 4.799 cm3, 367 cv de potência a 6.300 giros e 49,9 kgfm de torque. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h, mas poderia ir além se não fosse um acordo entre BMW, Mercedes-Benz e Audi, que limita a velocidade de seus veículos. Preço: R$ 379 mil.

9.º Volvo S80 V8 – 71,4 cv/lDiferente dos seus rivais da lista, o Volvo S80 possui um V8 transversal, dianteiro, o que permite um maior espaço interno dentro do habitáculo. Com 4.414 cm3, 315 cv de potência e 44,8 kgfm de torque, seu som é rouco e poderoso, apesar de todo isolamento acústico. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h e o 0 a 100 km/h é realizado em 6s5. Preço: R$ 269 mil.

10.º Chrysler 300C SRT8 – 71,3 cv/lCuriosamente é o único representante americano da lista. O Hemi 6.1 litros do Chrysler 300C SRT8 é capaz de gerar potência de 432 cv a 6.000 rpm e torque de 58,1 kgfm a 4.800. Isso leva o SRT8 de 0 a 100 km/h em meros 5s0. Acima dos 3.000 giros, o carro despe-se dos silenciadores gerando um som abafado como o de um trovão a distância. Preço: R$ 215 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]