O primeiro carro a vir equipado com um sistema de baliza automática foi o conceito Futura, da Volkswagen. O protótipo, apresentado em 1991, possuia sensores infravermelhos e a laser e um piloto automático fazia a manobra sozinho. O sistema ainda deixava o automóvel na melhor posição para uma saída rápida.
Há três anos, foi a vez da Toyota lançar uma tecnologia para estacionamento automático do carro, desta vez num veículo de série, o híbrido Prius (com motor elétrico e a gasolina), que opcionalmente pode vir um o "Intelligent Parking Assist". Através de um sistema eletrônico e de uma câmera instalada na traseira, o Prius calcula a distância e o ângulo de entrada e estaciona sozinho na vaga entre dois carros.
Além disso, no ano passado, a Citroën apresentou o conceito C3 City Park. O modelo também é equipado com vários sensores que medem o espaço disponível para estacionar entre dois carros, mas ele não estaciona o carro sozinho, apenas orienta o motorista.
- Baliza difícil tem os dias contados
-
Não vai faltar arroz no Brasil, apesar de o governo Lula alarmar e bagunçar o mercado
-
Saiba quem é Magda Chambriard, indicada para substituir Prates na Petrobras
-
Ainda competitivo para 2026, Lula vê eleitorado dar mostras de cansaço com sua gestão
-
STF julga casos de assédio judicial contra jornalistas
Não vai faltar arroz no Brasil, apesar do governo Lula alarmar e bagunçar o mercado
Tributaristas defendem que governo permita doação de Imposto de Renda para socorrer o RS
Risco de “farra fiscal” com medidas de ajuda ao RS preocupa economistas
Um BC dividido entre “bolsonaristas” e “lulistas”? O que revela a ata da última reunião